O Roomba i7+ ganhou um companheiro. A iRobot anunciou oficialmente esta quinta-feira a chegada do Braava Jet m6 ao mercado português. Como salientaram os responsáveis da empresa no evento de apresentação à imprensa, este novo robô esfregona serve para complementar o robô aspirador, estando preparado para entrar em ação assim que o Roomba acabar de aspirar. O utilizador apenas precisa de recorrer à aplicação iRobot Home para ativar esta opção, sendo que o software também permite escolher quais as divisões da casa que se quer limpar.
É que o Braava jet m6 recorre à tecnologia de navegação iAdapt 3.0 e à de mapeamento Imprint, a mesma que já marca presença no Roomba i7+ e que nos deixou bem impressionados quando testámos o robô. Saliente-se ainda que na app é possível definir zonas proibidas na casa, uma funcionalidade particularmente útil para, por exemplo, evitar choques acidentais nas taças de alimentação dos animais de estimação ou em móveis onde estejam peças frágeis.

Como o Braava é um robô esfregona, ele começa por fazer um reconhecimento da área e identificar as zonas de maior sujidade para, de seguida, enviar um esguicho de água para a zona e esfregar com o pano que está embutido na base. Saliente-se que esta técnica de reconhecimento prévio evita que se envie água para zonas indevidas e que a iRobot disponibiliza um líquido de limpeza certificado para quem não quiser usar apenas água.
Os panos têm fibras absorventes e são disponibilizadas duas versões: descartáveis ou reutilizáveis depois de lavados. Para os remover não precisa de tocar neles, basta carregar num botão e deitá-los diretamente no caixote do lixo.
O Braava jet m6 está já à venda nas principais lojas de retalho por €699,99.

Mas a iRobot anunciou mais um par de novidades. A primeira foi o Roomba s9+, um robô aspirador que a marca reconhece ser destinado a utilizadores ainda mais exigentes que os do i7+. É que o s9+ possui toda a tecnologia do i7+ e 40% mais poder de sucção e escovas de cantos 30% mais largas. Custa €1499.
A segunda novidade foi o anúncio de um robô corta-relva. Contudo, para já, na Europa, este produto apenas estará disponível no mercado alemão.