
O Elbrus-4C é um processador quad-core feito na Rússia pela MCST. O chip foi feito com a arquitetura Elbrus ISA e destina-se a dar alguma autonomia face às americanas Intel e AMD. A arquitetura é proprietária, mas sabe-se que faz emulação x86, ou seja, o código do programa a executar pode ser traduzido e executado através de uma máquina virtual. O processo não é tão rápido quanto suportar x86 diretamente por hardware, mas assegura que o trabalho é feito, noticia o ArsTechnica.
Este chip não é topo de gama e pode até estar algumas gerações atrás dos chips produzidos nos EUA: foi construído segundo o método de fabrico de 65 nanómetros e é capaz de atingir velocidades de relógio de 800 MHz.
Os russos pretendem ter este chip à venda num computador próprio também, chamado Elbrus ARM-401, com uma distribuição de Linux única, chamada Elbrus. Apesar do nome ARM, este pack não tem nada a ver com a gigante norte-americana.
Sabe-se que Rússia e China têm estado a dar alguns passos para conseguirem independência dos EUA em relação aos processadores.