A notícia é do site japonês PC Watch, citado pelo site Kotaku , que indica ter obtido a informações internas da própria Sony. De acordo com estas informações, a Sony planeia abandonar o famoso processador Cell na Playstation 4, substituindo-o por um CPU multi-core (vários núcleos) padrão.
A Sony terá tomado esta decisão depois de considerar o desenvolvimento de novas unidades SPU (Synergistic Processor Unit, elementos de processamento do Cell). O fabricante japonês terá também estudado a utilização do Larrabee da Inte l (processador gráfico ainda em desenvolvimento).
No entanto, o mesmo site indica que dificilmente a Playstation 4 chegará ao mercado antes de 2012 ou mesmo de 2013. Antes disso a Sony deverá apresentar a PSP2 (uma nova versão da consola portátil da Sony).
A confirmar-se, o abandono da arquitectura Cell estará directamente relacionado com a dificuldade de programação para esta plataforma, uma queixa frequente entre as produtoras de jogos.
Acha que o Cell foi uma má aposta da Sony devido aos elevados custos de produção e às dificuldades de programação? Ou considera que a tecnologia Cell tem um elevado potencial que deveria continuar a ser desenvolvido