Desbloquear um iPhone (técnica também conhecida por jailbreak) torna-o mais inseguro. Recentemente, vários utilizadores da Holanda descobriram este problema da pior forma, ao serem atacados por um hacker que exigiu cinco euros para acabar com o ataque.
De acordo com o Ars Technica, o hacker holandês usou uma técnica de pesquisa de portas para identificar os iPhones que tinham sido alvo de jailbreak e que corriam SSH. Esta funcionalidade permite aos utilizadores entrarem no smartphone via linha de comandos para correr comandos UNIX. O problema é que os iPhones partilham todos a mesma password de super-utilizador, o que os deixa totalmente vulneráveis a ataques.
O hacker holandês serviu-se deste pormenor para entrar nos iPhones. Depois, enviou o que parece ser uma SMS a informar que tinha entrado nos aparelhos e que os utilizadores precisavam de aceder ao seu site para tornar os telefones seguros.
Na mensagem podia ler-se: "Your iPhone’s been hacked because it’s really insecure! Please visit doiop.com/iHacked and secure your iPhone right now! Right now, I can access all your files".
No site, os utilizadores eram redireccionados para uma conta de PayPal onde tinham de pagar cinco euros para que o hacker lhes enviasse instruções por email para acabar com o problema.
Tem um iPhone desbloqueado? Mudou-lhe a password?