Pela primeira vez em quase 40 anos, a NASA certificou uma nave para poder transportar tripulação. A distinção chega para a cápsula Crew Dragon e para o foguetão Falcon 9 da SpaceX que passaram assim o Human Rating Certification Plan. O administrador da NASA, Jim Bridenstine, afirma que “esta marca de certificação é um feito incrível da NASA e da SpaceX que realça o progresso que podemos atingir quando trabalhamos em parceira com a indústria”.
O programa de certificação incluiu várias demonstrações e testes para aferir se os sistemas funcionavam efetivamente. Recorde- se que em maio os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley voaram até à Estação Espacial Internacional e que alguns meses depois a cápsula Crew Dragon foi usada para trazer os astronautas de volta, o que marcou a primeira vez que uma missão tripulada foi lançada do território americano desde 2011.
O Engadget realça que os testes que a SpaceX teve de ultrapassar incluíam avaliações ao sistema de paraquedas, aos motores de abortar e os sistemas de escape ao dispor dos astronautas.
Com esta certificação, a NASA e a SpaceX devem acelerar em direção a mais voos tripulados para colocar ainda mais astronauta em órbita. O primeiro voo deve levar três astronautas da NASA e um da JAXA (agência espacial japonesa) em direção à Estação Espacial Internacional já a 14 de novembro, a partir do Kennedy Space Center, nos EUA.