![bennu-620x395xffffff.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/8231307bennu-620x395xffffff.jpg)
Depois dos vegetais, dos animais e de uma parafernália de equipamentos e ferramentas, eis que a Agência Espacial dos EUA decidiu avançar com o envio de obras de arte para o Espaço. O repto acaba de ser lançado pela NASA e tem em vista a missão Osiris-Rex, que deverá descolar rumo ao asteroide Bennu em setembro de 2016.
As obras de arte deverão dar resposta a uma de três questões, que versam sobre a função de um explorador como o like Osiris-Rex, os ensinamentos exploração de Bennu sobre o universo e a humanidade e a distância entre Bennu e a Terra. A NASA aceita obras de vários tipos de arte: poemas, vídeos, quadros, músicas, ou outras formas de expressão, recorda a Popular Science.
Os interessados deverão enviar os links para as respetivas obras de arte, depois de descarregadas para plataformas como o YouTube ou o Vimeo.
Os autores também deverão fazer menções à iniciativa da NASA quando fizerem publicações no Twitter e no Instagram. Os vídeos aí descarregados não podem ter mais que dois minutos e meio, e aparentemente há apenas duas limitações para as candidaturas: os candidatos terão de entregar os trabalhos até 20 de março ou até… o disco rígido que vai transportar as obras de arte ficar cheio.
A missão Osiris-Rex prevê a aterragem em Bennu em agosto de 2018, quando o asteroide deverá estar no ponto mais próximo da Terra (a cerca de 300 mil quilómetros). Além da recolha de amostras, a sonda deverá ficar proceder a medições. O regresso a Terra deverá ocorrer em 2023. Nessa altura, já se saber se os dotes artísticos da humanidade terão feito sucesso no Espaço.