
Os sistemas micro-eletro-mecânicos (ou MEMS) da GE foram desenhados para substituir alguns elementos em silício e permitir a produção de aparelhos mais fortes e que não distorcem oos sinais de rádio. Segundo a fabricante, os dispositivos e redes do futuro vão precisar de grandes ganhos na largura de banda e de ser mais eficientes, usando ondas de rádio de baixa frequência.
A proposta da GE é substituir os semicondutores que são usados atualmente por um sistema mecânico antigo, que antecede até os tubos a vácuo, explica o GigaOm. A diferença é que o modelo proposto foi miniaturizado ao máximo, como se pode ver na imagem que acompanha este artigo. Segundo a marca, estes interruptores podem atuar milhares de vezes por segundo e apresentam uma durabilidade de milhares de milhões de ciclos, sem qualquer perda.
Apesar de os MEMS já serem uma realidade há algum tempo, a GE pretende alargar a sua adoção para reduzir a distorção de sinal em alguns aparelhos, aumentar a autonomia dos dispositivos e conseguir reduzir o tamanho dos equipamentos. Por fim, esta solução permite ainda isolar os sinais em canais separados, o que permite um avanço nas ligações 4G a operarem em diferentes bandas.
A GE pretende começar a licenciar a utilização destas tecnologias para que os fabricantes de hardware possam construir equipamentos com estas “inovações”. Ainda não se sabe quando é que os primeiros aparelhos possam chegar ao mercado.