Depois do robô humanoide da NASA, uma notícia chatbots que conseguem fazer-se passar por humanos. É pelo menos o que diz a Time, que conta ter recebido um telefonema de telemarketing estranho. Do lado de lá da linha, diz Michael Scherer, estava uma rapariga alegre e bem-humorada, que lhe queria fazer perguntas sobre o seu seguro de saúde. Scherer diz que alguma coisa não batia certo na conversa, pelo que perguntou diretamente à rapariga se era um robô. Ela riu-se e disse que não, que era uma pessoa, acrescentado “Não me está a ouvir bem?”
A conversa depressa mostrou, todavia, que havia limitações na “pessoa” que estava do lado de lá. Quando lhe perguntou qual era o vegetal encontrado na sopa de tomate, a rapariga, que dizia chamar-se Samantha West, respondeu que não tinha percebido a pergunta. E quando a questionou sobre que dia da semana fora o de ontem, ela queixou-se sobre a má qualidade da ligação.
Depois de uma investigação sobre a empresa, o jornalista ligou para a sede diretamente, identificou-se e perguntou se estavam a usar chatbots para angariar clientes. A empresa respondeu negativamente.
Todavia, todos os jornalistas da Time que ligaram para o número e falaram com a “Samantha”, foram confrontados com uma repetição de respostas perfeita, indicando que, do lado de lá, estava um programa de inteligência artificial avançado.
Pode ouvir o telefonema aqui.