A saga da aeronave Boeing Starliner está prestes a chegar ao fim (a dos seus astronautas ainda está para durar), mas não sem antes ser conhecido um novo episódio, no mínimo, peculiar. No sábado passado, um dos altifalantes instalados na cápsula de transporte começou a emitir um som palpitante e repetitivo, que levou mesmo o astronauta Butch Wilmore a contactar o centro de controlo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA).
Foi o próprio astronauta quem classificou como “estranho” o barulho palpitante e repetitivo ouvido, durante a chamada que manteve com a equipa da missão em Terra. “Eu não sei o que está a causar isto”, disse. Pode ouvir, em baixo, a conversa e o som que começou a ser emitido pela Starliner.
O centro de comando da NASA questionou o astronauta se havia sinais de outros barulhos ou configurações anómalas na aeronave, tendo a resposta sido negativa por parte do tripulante.
Entretanto foi também partilhado que a aeronave Boeing Starliner vai desacoplar da Estação Espacial Internacional (ISS) na próxima sexta-feira, 6 de setembro, para fazer a reentrada na Terra, sem tripulação a bordo, numa missão que deverá começar pelas 23 horas de Portugal Continental.
O anúncio acontece pouco tempo depois de a NASA ter decidido que a aeronave não garantia todas as condições de segurança para o voo de regresso com os astronautas a bordo. Barry Wilmore e Sunita Williams vão manter-se na ISS até fevereiro de 2025, quando serão ‘resgatados’ por uma missão da SpaceX, empresa rival da Boeing no setor aeroespacial.
De sublinhar que a Boeing Starliner está acoplada à Estação Espacial Internacional desde 5 de junho, depois de uma missão de lançamento aparentemente bem sucedida. O plano original era os astronautas ficarem apenas oito dias no Espaço – prazo que já foi largamente ultrapassado. Segundo as informações que têm sido partilhadas, a Starliner terá ficado com problemas no sistema de propulsores, além de terem sido registadas fugas de hélio.