A Crescent Space vai dedicar-se a criar uma infraestrutura lunar de comunicações. A empresa criada pela Lockheed Martin (tem mesmo como diretor executivo um antigo vice-presidente desta) assume como primeiro projeto o Parsec, uma constelação de pequenos satélites lunares que se destinam a permitir comunicações entre astronautas, o seu equipamento e as equipas na Terra.
A tecnologia pretende ajudar os astronautas a navegarem em segurança na Lua, como fazemos atualmente com o GPS, monitorizando a sua localização precisa e fornecendo direções de navegação segura, explica o Engadget.
O primeiro nó de comunicação da Parsec deve estar operacional em 2025 e a empresa pretende angariar grandes clientes, assumindo estar “bem posicionada” para suportar a missão Artemis da NASA e outras missões exploratórias.
A NASA, recorde-se, pretende voltar a fazer um voo rasante sobre a Lua em 2024 e tem como objetivo uma nova aterragem no astro em 2025, além de haver outros concorrentes no setor, como a SpaceX ou outras iniciativas nacionais dos EUA e da China a apontar para a Lua também.