O Hybrid4 é o mais potente 3008 e o que acelera mais rapidamente: 5,9 segundos dos 0 aos 100 km/h. São 300 cavalos graças à conjugação de três motores: gasolina e dois elétricos (um para o eixo da frente e outro para o eixo de trás). O que significa que este carro tem tração às quatro. Ficámos verdadeiramente bem impressionados com o comportamento dinâmico deste SUV. Tivemos a oportunidade de experimentá-lo em condições difíceis, incluindo em percursos fora de estrada com obstáculos difíceis para um SUV “domesticado” e em diferentes tipos de piso. O controlo de tração e dois eixos mostrou-se muito apurado. O que se notou, por exemplo, quando andámos em ritmos pouco recomendáveis em estradas com gravilha e outras com zonas onde as rodas de um lado passavam por terra batida e as rodas do outro lado estavam sobre o alcatrão. A forma “transparente para o utilizador” como o sistema divide o binário e potências pelos eixos pareceu-nos muito eficiente e transmite muita segurança ao conduzir.
Convincente
Numa primeira apreciação global, o 3008 convence muito na dinâmica e mostrou ter capacidades fora de estrada muito acima do que estamos habituados neste tipo de carro.
Gostámos também do consumo. Mesmo abusando muito do modo desportivo, o que entrega mais potência, acabámos os cerca de 100 km de testes com uma média inferior aos 4 l/100 km e ainda alguma bateria para usar. Segundo dados da marca, numa condução normal é possível fazer mais de 50 km em modo 100% elétrico o que faz baixar o consumo médio para apenas 1,2 l/100 km ao que equivale emissões de CO2 de 28 gramas/km. A bateria de 13,2 kWh de capacidade pode ser totalmente carregada em menos de duas horas quando a usar um carregador opcional de 7,4 kw. Numa tomada normal, o carregamento completo demora cerca de 6 horas.
Tecnologia
No campo da tecnologia, neste 3008 podemos encontrar, essencialmente, o mesmo cockpit digital 3D já mencionado para os outros modelos, incluindo suporte para Apple CarPlay e Android Auto, bem como possibilidade de acesso remoto via app.
Relativamente aos 3008 com motor de combustão, repete-se o que dissemos relativamente à versão elétrica do 208: a mala perde um pouco de espaço de arrumação no “andar” que fica por baixo do tapete. O Hybrid4 é o mais caro da gama, até porque só vai estar disponível nas versões GT Line e GT. O preço de entrada é um pouco acima dos 52 mil euros. No entanto, lá mais para meados do ano vão surgir versões híbridas do 3008 mais acessíveis, com preço base de cerca de 45 mil euros e com duas grandes diferenças: apenas tração frontal e menos potência (225 cavalos).
Para conhecer a nossa primeira opinião, veja o vídeo publicado acima.