Alguns condutores do i-Pace, o SUV 100% elétrico da Jaguar, estão a relatar que não conseguem carregar usando as tomadas de carregamento rápido de alguns PCR da rede Mobi.E. Contactámos a Jaguar, que confirmou o problema, adicionando que a falha acontece com os PCR Efacec Q45, com potência máxima de carregamento de 50 kW. Um PCR que, segundo a marca britânica, «está homologado para o Jaguar i-Pace, mas o software não está atualizado em todos os pontos de carregamento da rede».
A informação da Jaguar foi confirmada à Exame Informática pela Efacec. A empresa portuguesa informa que «esta situação deve-se à existência de uma incompatibilidade entre as versões mais recentes de hardware e firmware do modelo I-Pace e as versões mais antigas dos carregadores encomendados e instalados pela Efacec na rede Mobi.e», adicionando «Nas versões mais recentes dos carregadores esta incompatibilidade não se verifica».
A solução
A Efacec garante que já disponibilizou a solução aos operadores dos PCRs afetados: «De forma a ultrapassar esta situação, durante o mês de maio a Efacec vai disponibilizar aos operadores de mobilidade elétrica uma atualização para os postos de carregamento». No entanto, este fabricante relembra que é «responsabilidade dos operadores a respetiva intervenção necessária para atualização dos carregadores».