Sabia que 70% dos utilizadores do Shazam usam esta app no carro? São dados da própria Shazam, uma das apps mais populares do mundo e que permite identificar facilmente músicas. Um dado preocupante já que demonstra que, diariamente, milhões de condutores usarão esta app para, por exemplo, identificar a música que está a passar na rádio, o que levanta riscos de segurança óbvios.
De modo a diminuir os riscos, a Seat e a Shazam anunciaram que os carros da marca espanhola com tecnologia Full Link – o sistema que a marca usa para estabelecer comunicação bidirecional entre o ecrã tátil da viatura e o smartphone do condutor – vão integrar esta app. Uma solução similar à que a Seat já tinha apresentado com o Waze: a app é controlada a partir do ecrã tátil do carro, mas é executada no smartphone. Pudemos experimentar a app num Ateca disponível no stand que a marca espanhola tem no Mobile World Congress (MWC) e a experiência pareceu-nos bem conseguida: é fácil e rápido ativar o Shazam para identificar músicas.
A solução vai estar disponível já a partir de abril, mas a Seat não indicou se esta integração é exclusiva de novos modelos ou se vai poder ser aplicada a carros já existentes através da atualização do software.
Durante a conferência de imprensa que decorreu no MWC, Luca de Meo, o presidente da marca sediada em Barcelona, anunciou ainda a criação de uma empresa de investimento em capital de risco. A XMOBA terá como objetivo identificar startups e com potencial para melhorarem a tecnologia de conectividade presente nos carros da marca e não só.