A XPeng só tem 10 anos e nasceu como uma empresa dedicada à investigação e desenvolvimento de tecnologia, que conseguiu atrair investidores de peso, como a gigante Alibaba. Mas quem visitou a China recentemente sabe que já é fácil encontrar carros desta marca nas ruas de Pequim ou Xangai. O crescimento tem sido rápido no país de origem e, agora, a marca quer conquistar o mundo, com especial ênfase na Europa. Brian Gu, presidente da XPeng, que esteve em Portugal para o lançamento da marca, referiu que o “mercado europeu é central” para a estratégia do fabricante. O que passa “por trabalharmos com os melhores parceiros, como é o grupo Salvador Caetano em Portugal”.
No evento de apresentação da marca em Portugal, foi muito evidenciado a componente tecnológica da XPeng que, segundo informações da empresa, tem 40% dos colaboradores a trabalhar em pesquisa e desenvolvimento, sobretudo na área do software, conectividade e sistemas de apoio à condução. Aliás, na China, a XPeng foi a primeira marca com condução autónoma, não só em vias rápidas, como, também, em circulação urbana.
Para demonstrar o investimento em tecnologia, a marca chinesa trouxe a Portugal o X2, que apresentou no mesmo espaço onde foram revelados os primeiros carros a chegar ao mercado português, o G6, o G9 e o P7. O X2 é um drone do tipo eVTOL (elétrico, com descolagem e aterragem na vertical), com capacidade para duas pessoas.
G6, o SUV Coupé
Durante a apresentação da chegada da XPeng a Portugal, podemos explorar um pouco os três modelos que a marca vai comercializar, para já, no nosso mercado. O SUV coupé G6 será, à partida, o modelo com mais probabilidade de sucesso. Além de pertencer a um segmento muito popular no nosso país, tem argumentos de peso. A começar por níveis de equipamento e de qualidade percecionada impressionantes, que apontam para um preço superior aos €46.990 indicados como preço base. Este preço refere-se à versão RWD Standard, com bateria LFP com 66 kWh (autonomia WLTP de 435 km), motor com 258 cavalos e 330 Nm de binário (0-100 km/h em 6,6 segundos) e uma potência máxima de carregamento de 215 kW. Segundo dados da marca, são precisos apenas 20 minutos para carregar dos 10 aos 80%. Aliás, a velocidade elevada de carregamento é uma característica comum a todos os XPeng apresentados, que recorrem à arquitetura de 800 volts.
O G6 está, ainda, disponível em duas outras versões, Long Range e AWD Performance, ambas com bateria de 87,5 kWh de capacidade (química NCM) e potência de carregamento até 280 kW (os mesmos 20 minutos dos 10 aos 80%, apesar de a bateria ter maior capacidade). A grande diferença entre estas duas versões é a motorização: 286 cavalos e 440 Nm no Long Range e 476 cavalos e 660 Nm no AWD Performance, que também tem tração integral e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos.
Quase tudo é de série neste carro, mesmo na versão base. Como o ecrã central tátil de cerca de 15 polegadas de diagonal, a função V2L, a bomba de calor, o carregamento AC a 11 kW, o teto panorâmico, as jantes de 20 polegadas, o sistema de som de 18 altifalantes com cancelamento de ruído e o sistema avançado de apoio à condução (autonomia de nível 2).
Apesar do formato de coupé, a habitabilidade a bordo pareceu-nos muito boa. Com espaço generoso no banco de trás e uma bagageira de 517 litros (expansível a 1374 com rebatimento dos bancos).
G9, o grande SUV
Mas se é espaço que procura, então vai ficar mais interessado no G9. Os 4,891 metros de comprimento já impressionam, mas o espaço a bordo até parece de um carro ainda maior. Muito graças à plataforma criada de raiz para 100% elétricos. Os cerca de três metros de distância entre eixos permitem criar uma grande habitabilidade e uma bagageira generosa (660 litros, expansíveis a 1576 litros com bancos rebatidos).
Também este modelo está disponível nas versões SR, LR e AWD Performance. A versão SR usa uma bateria LFP de 78,2 kWh (autonomia WLTP de 460 km) e as versões LR e AWD usam uma bateria NCM de 98 kWh (WLTP de 570 km).
Quanto às motorizações, as versões SR e LR têm um motor traseiro de 313 cavalos e 430 Nm, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos, e a versão AWD Performance adiciona um motor frontal, totalizando 551 cavalos e 717 Nm (0-100 km/h em 3,9 segundos).
Uma vez mais, quase tudo é de série, incluindo os dois ecrãs de 15”, um central e outro para o passageiro do banco da frente.
O preço começa nos €62.790, uma vez mais um valor muito competitivo considerando o segmento e as características anunciadas.
A potência de carregamento é ainda maior do que no G6, podendo chegar aos 300 kW! Um dos valores mais elevados do mercado. O que permite manter o tempo de carregamento de 10 a 80% nos 20 minutos, independentemente da versão.
P7, o sedan desportivo
O P7 apresenta-se como um três em um: sedan familiar, executivo e desportivo. Está disponível em três versões: Long Range (tração traseira), AWD Performance (dois motores, trações integral) e Wing Edition. Esta última versão é semelhante à Performance, mas com portas frontais com abertura estilo tesoura.
Todas as versões do P7 usam a mesma bateria de 86,2 kWh (química NMC), com autonomia (WLTP, ciclo misto) de 650 Km para a versão Long Range, que baixa para 570 km as versões Performance e Wing Edition. A versão LR tem um motor de 276 cavalos, enquanto que as outras duas versões têm dois motores, com potência combinada de 473 cavalos.
Curiosamente, a potência de carregamento máxima é menor no P7, atingido o 175 kW. Ainda assim, um valor elevado, que permite levar a bateria dos 10 aos 80% em cerca de meia hora.