Tendo a sua origem no outsourcing de tecnologias de informação, como é que a Decskill atua no domínio da gestão das suas pessoas?
Inês Santos (I.S.): A gestão de pessoas já é um desafio por si, a responsabilidade de criar uma relação num contexto em que as nossas pessoas estão em locais fora do nosso alcance, acrescenta maiores desafios. Todos os nossos processos estão orientados para as pessoas, desde a fase de atração à retenção. Sabemos que a forma que gerimos as nossas pessoas é um fator de diferenciação, que nos incentivou a consolidar a nossa forma de atuar numa framework proprietária. Desta forma, garantimos que a experiência Decskill seja transversal, independentemente do consultor, recrutador ou mercado. Com a Decskill Experience, por exemplo, promovemos a importância de identificação e seleção das pessoas certas (“match”) e garantimos o acompanhamento para atuar de acordo com as expectativas tanto das pessoas, como dos clientes. Um processo possível com a criação de áreas como “Happiness Managment”, relação direta e regular com as pessoas, a “Learning & Development”, responsável pelo desenvolvimento de planos de formação feitos à medida e a “Development Community” responsável pela criação e gestão da comunidade Decskill. Com o “The Office”, aplicação que recria o ambiente de escritório, promovemos a proximidade e feedback regular.
Qual o propósito e a proposta de valor da vossa empresa?
Tiago Amaral (T.A.): O propósito Talento para Crescer num contexto de transformação digital, é a nossa essência e o que guia cada decisão. Com o compromisso de entregar conhecimento através do talento dos nossos consultores o que permite acelerar o negócio dos clientes, garantimos o desenvolvimento e crescimento de todos com gestão de talento. A nossa proposta de valor responde a três necessidades de mercado: a Decskill Talent, que disponibiliza uma extensão das equipas de IT nas vertentes tecnológicas e em modelos inovadores que se adaptam a cada tipologia de projeto e necessidade dos clientes; a Decskill Boost que é uma força de desenvolvimento especializada e que entrega soluções através de uma abordagem consultiva. É com a Boost que combinamos o conhecimento produzido nos nossos Centros de Excelência (CoE) e investigação com nossa experiência em verticais de mercado para entregar melhores resultados num contexto de transição digital. Por último, a Decskill Connect que disponibiliza serviços de consultoria, implementação e gestão de infraestruturas de tecnologia de informação.
Qual o caminho que tem vindo a fazer e que tipo de iniciativas desenvolvem?
T.A.: Fundada em 2014, a Decskill tem vindo a tornar-se parceira de players de referência nos mais diversos setores de atividade e indústrias. A confiança na relação e a qualidade de entrega das nossas pessoas, potenciou o caminho de crescimento. Aprendemos neste caminho que a agilidade e flexibilidade é uma vantagem competitiva, que a autonomia gera liderança e aumenta a felicidade e a realização profissional, que o foco nas pessoas promove empatia e que o cuidado e bem-estar no trabalho se traduz numa maior retenção. Aprendemos também que o talento tem um impacto direto no nosso sucesso, logo as iniciativas e programas que desenvolvemos estão focados em atrair, desenvolver e reter talento. Um caminho que nos permitiu atingir recentemente um marco relevante, os 500 consultores. Um marco importante que nos orgulha, não pelo número em si, mas pelo esforço conjunto da equipa de Recrutamento, de Business Managers e de Gestão de Talento. Todas as iniciativas e programas da Decskill vão neste sentido, de alinhar continuamente o negócio e promover a cultura Decskill, reforçando a importância da colaboração. A colaboração também é “ouvir e evoluir juntos”, logo iniciativas de feedback são essenciais para uma cultura saudável e equipa feliz. Temos garra e sabemos que o poder da equipa é inesgotável.
Como gerem o vosso modelo de negócio no que respeita à atração de talento?
T.A.: Temos o compromisso de colocar as pessoas no centro do que fazemos. Sabemos que as pessoas certas no lugar certo são mais felizes. Por isso, procuramos sempre fazer o match perfeito: por indústria, tecnologia, desafio ou mesmo por equipa e modelo de trabalho. Assim, alinhamos o nosso modelo de negócio com a gestão de talento. Preocupamo-nos com todos os detalhes que permitam criar elos perfeitos e promissores, tanto do lado do cliente como do talento. Depois é estarmos atentos às necessidades e aspirações de ambos. É isto que nos torna atrativos, a agilidade e flexibilidade para atuar no match perfeito continuamente. No recrutamento internacional, temos novos desafios, além do match tecnológico e de projeto outras dimensões pesam na identificação e seleção. A dimensão pessoal e familiar, que nos leva à vertente legal, que ajuda os candidatos em todo o processo de legalização ao reagrupamento familiar que assegura todo o processo logístico: voos, receção no aeroporto, alojamento, criação de conta bancário.
Qual a estratégia da Decskill na promoção de um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional para os seus colaboradores?
I.S.: Damos valor ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Procuramos dar espaço para o crescimento de talento, seja ele profissional ou pessoal. Sempre que possível, damos palco e partilhamos talentos seja da área da música, escrita e/ou culinários. É uma forma de passar uma mensagem clara que tudo se faz com equilíbrio e é importante gerir o tempo para potenciar todos os talentos. De uma forma mais transversal, a maioria dos colaboradores estão em modelo de trabalho híbrido e alguns em full remote, para lhes permitir uma gestão mais eficaz entre a vida pessoal e vida laboral. Os horários não são rígidos e é dada flexibilidade e liberdade ao colaborador de gerir o seu próprio tempo, desde que o mesmo não prejudique a sua entrega. Acrescentamos o facto de termos um conjunto de benefícios com entidades na área da formação, saúde e bem-estar, hotelaria, ginásios e restauração, o que permite usufruirmos de condições especiais nestas áreas. Procuramos também nas iniciativas e programas introduzir atividades de mindfullness.
Atualmente, que vertentes é que as empresas não podem descurar se quiserem atrair e reter talentos para as suas equipas, e, no limite, serem bem-sucedidas?
I.S.: A experiência é o fator de atração, retenção e de sucesso. Ela reúne todos os indicadores da organização, teremos de ter todos os processos alinhados, tanto no negócio como na gestão de talento, para materializar uma boa experiência. Procuramos criar e receber estímulos diferentes todos os dias. Queremos que todos sintam que geram impacto individualmente, mas mais importante ainda, que sintam que fazem parte de algo maior: um propósito comum, um sentimento de realização profissional, a vontade de agarrar desafios e principalmente, que isso nos traga a energia certa.
Depois de nove anos de atividade, que projetos ainda planeiam concretizar?
T.A.: O nosso objetivo passa por crescer em talento, de forma a impactar as nossas pessoas, os nossos clientes, a nossa comunidade e vários mercados. Procuramos explorar todas as formas de crescimento profissional e pessoal. Esta visão muda o paradigma de empresa tradicional, para uma organização holística e focada nas pessoas. Temos no plano projetos que nos permitem concretizar objetivos de maior inclusão, diversidade, formação e proximidade com a sociedade, que incluem programas que promovem o combate a infoexclusão digital e desigualdade. Com este plano, temos como objetivo atingir os 1500 consultores nos próximos três anos e, assim, aumentar o impacto na nossa comunidade, clientes e mundo.