É a junção de dois ícones de Portugal. Depois da parceria com o Grupo Pestana, Cristiano Ronaldo junta-se agora à Vista Alegre e à Bordallo Pinheiro, com a compra de uma participação na empresa e o compromisso de reforçar estas marcas no mercado de luxo da Ásia e do Médio Oriente.
O jogador “adquiriu hoje, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, 10% do capital da Vista Alegre Atlantis SGPS e acordou adquirir, em operação a concretizar nos próximos dias, 30% do capital da Vista Alegre Espanha. As partes acordaram ainda a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Middle East & Asia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias. Esta colaboração entre ambas permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium”, pode ler-se no comunicado divulgado esta sexta-feira pela Vista Alegre.
Os montantes da operação não foram divulgados.
Cristiano Ronaldo salientou que “a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo. A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português. Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo.”
A Vista Alegre está atualmente a celebrar 200 anos de história.
Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do Grupo Visabeira, detentor do Grupo Vista Alegre Atlantis SGPS, fez questão de salientar, aquando da assinatura do acordo, que “é com grande entusiasmo que recebemos o Cristiano Ronaldo como nosso investidor, representando este momento a união de duas das mais relevantes e unânimes marcas portuguesas. Cristiano Ronaldo é um elemento indissociável de Portugal. Consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da Terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento. É verdadeiramente uma marca planetária. Para além disso, tem um enorme orgulho no seu país e todos o admiram. Assim também são a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro. Por isso, a coordenação de esforços destas que são as marcas portuguesas mais internacionais só pode ser boa para todos: Cristiano Ronaldo, Vista Alegre e Portugal.”
A marca revela ainda uma curiosidade pouco conhecida, com uma ligação indireta muito antiga ao futebol: “A ligação da Vista Alegre ao futebol vem de longe, pois a família Pinto Basto teve um papel fundamental na sua introdução em Portugal, tendo sido os bisnetos do fundador que, em 1886, trouxeram para Portugal a primeira bola de futebol e que, a 22 de janeiro de 1889, organizaram o primeiro jogo oficial que ocorreu nos terrenos da atual Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa”.
O último investimento conhecido de Cristiano Ronaldo foi a entrada no capital da Medialivre, que detém, entre outros títulos, o Correio da Manhã, a CMTV e o novo canal noticioso NewsNow, que será lançado na próxima semana. Ronaldo é o maior acionista individual do grupo de Media, com cerca de 30% do capital.