Sabe aquele momento entre terminar a refeição, conseguir pedir a conta e pagar? A Sunday quer tornar esse processo menos moroso e stressante, e garante que a sua proposta aumenta em 12% o ticket value de cada refeição, reduz em 15 minutos o tempo de espera e aumenta substancialmente as gorjetas dos empregados.
A aplicação, que nasceu pela mão do grupo italiano Big Mamma, funciona de forma simples: através de um QR code que é disponibilizado a cada mesa de um restaurante, pode ter acesso a toda a conta da sua mesa, e pagar diretamente na aplicação ao invés de estar à espera de que o empregado lhe traga a fatura final. Colocando o NIF digitalmente, a informação é também passada automaticamente à Autoridade Tributária, evitando que espere pela fatura em papel – a menos que precise efetivamente dela. Ainda assim, tem a hipótese de a sacar em PDF depois de o pagamento estar concluído.
A aplicação permite ainda que a conta seja paga em separado, funcionando como um POS: basta aceder à carteira do seu telemóvel ou usar uma aplicação de pagamento. Simples, assim.
A Sunday chegou a Portugal em fevereiro, e já conta com alguns clientes como o restaurante Descarado ou o Royale Café. “Desde que haja uma mesa, o espaço pode ter o Sunday”, resume o Country Launcher, Tiago Correia.
O responsável também não quis revelar qual a taxa que é cobrada a cada restaurante pela utilização do serviço, afirmando apenas que “é uma percentagem fixa e igual para todos os espaços, e que é aplicada sobre cada transação”. Ou seja, se um restaurante aderir à Sunday mas nenhum cliente a utilizar, também não haverá lugar a pagamento.
No mesmo sentido, a aplicação permite que o restaurante disponibilize, através do mesmo QR code, o menu da casa, sem que tenha de pagar mais por isso. “Está tudo incluído nessa taxa”, garante Tiago Correia.
Durante a apresentação da aplicação à imprensa, o responsável pela implementação da app em Portugal esclareceu ainda que o facto de a Sunday acelerar o processo de pagamento faz disparar em 12% o valor do ticket médio de cada refeição – os dados foram recolhidos através da utilização dos cerca de 3 milhões de clientes que já recorreram à Sunday para pagar as suas contas – e também aumenta o valor das gorjetas – em cerca de 40% -, ao mesmo tempo que liberta os empregados e permite maior rotação das mesas.
Os funcionários do Descarado, onde aconteceu o almoço de lançamento desta aplicação, garantem que sentem a diferença, sobretudo porque a aplicação fecha automaticamente a mesa no sistema do restaurante, o que lhes permite mais rapidamente substituir os clientes, sem ter de fazer várias viagens para levar a conta, depois o terminal MB e ainda a fatura, no final. E claro, é menos um canal a pedir atenção.
A Sunday já recebeu um investimento superior a 124 milhões de dólares, e está atualmente presente em oito mercados. Em Portugal, conta com 200 restaurantes aderentes, mas espera conseguir fechar o ano de 2022 com pelo menos 500 clientes em carteira, e com margem para crescer, garante Tiago Correia.