Dois anos depois da primeira entrada como investidor na empresa, o gigante dinamarquês da logística Maersk anunciou esta quarta-feira, 15 de setembro, a compra da totalidade da portuguesa HUUB, plataforma tecnológica de logística especializada na indústria da moda.
O negócio, para o qual não são avançados valores, vai permitir integrar a tecnologia da HUUB nas soluções da Maersk, dando aos seus clientes a possibilidade de aceder a “produtos totalmente integrados de logística e comércio eletrónico” através de “interfaces altamente modernos e de utilização fácil”.
Esta é, segundo o comunicado da Maersk emitido hoje, a sua terceira aquisição na área da logística e comércio eletrónicos este ano (depois da Visible MSC e da intenção de comprar a Europe B2C) e a primeira compra de uma tecnológica. Com a operação, a Maersk Growth (braço de capital de risco da gigante dinamarquesa) sai do capital, tal como todos os outros acionistas, sendo substituídos pela Maersk.
Criada em 2015, a HUUB é uma plataforma logística totalmente digital e integrada, vocacionada para marcas do setor da moda, ligando armazéns, transportadoras e lojas online. Vincent Clerc, vice-presidente e CEO da Ocean & Logistics, A.P. Moller – Maersk diz que a aquisição vai permitir “acelerar o desenvolvimento da nossa oferta multicanal”. Já Tiago Paiva, CEO da HUUB, diz que a operação significa a “validação do nosso produto e visão disruptivos” e uma oportunidade para “liderar o mercado logístico do e-commerce”.
Numa outra nota, a HUUB refere que a compra por parte do gigante do transporte marítimo mundial permite tornar Portugal num “hub tecnológico estratégico” e que representa um “estímulo para o ecossistema das startup” no País.
No ano passado, a Aggregatomorrow Consulting S.A., dona da marca HUUB e sediada em Matosinhos, fechou o exercício com vendas de 3,3 milhões de euros (mais 73% em termos homólogos) e resultado líquido negativo de 1,7 milhões de euros, uma melhoria, ainda assim, face aos 2,6 milhões negativos de 2019. Em abril deste ano, segundo dados da Informa D&B, além da Maersk (com 10,68%), eram acionistas da empresa a luxemburguesa Pathena SARL (detida a 60% pela portuguesa Pathena e que, por sua vez, tinha 21,68% da HUUB), a tecnológica 7 Graus (14,63%) e a agência de design de moda Just All Design (7,8%).
Em menos de 24 horas esta é a segunda compra anunciada de uma empresa portuguesa por uma multinacional. Ontem a Glovo anunciou a aquisição da plataforma portuguesa Mercadão.