“Num mundo onde a inovação e a sustentabilidade são fundamentais, este novo mestrado executivo é uma resposta às exigências crescentes do mundo financeiro e empresarial e das transformações no setor bancário, tendo como principal objetivo preparar os nossos estudantes para enfrentarem os desafios contemporâneos e encontrarem soluções eficazes para problemas reais”. É desta forma que Manuel Duarte Rocha, diretor do Mestrado Executivo em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros, explica as motivações e objetivos da nova proposta de formação executiva da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).
O novo mestrado executivo na área financeira tem a duração de dois semestres e, como explica o seu diretor, oferece uma formação sólida, avançada e atual, focada no papel da banca e do ecossistema de instrumentos de financiamento empresarial. Paralelamente, aborda os desafios da sustentabilidade, do enquadramento regulatório e da mitigação de riscos, garantindo que os formandos sejam preparados para enfrentar as complexidades do mundo financeiro atual.
Com as candidaturas a decorrerem até 14 de agosto, e o início de aulas previsto para setembro, o novo mestrado dirige-se sobretudo a profissionais de áreas como Economia, Gestão, Finanças e Contabilidade, com pelo menos cinco anos de experiência, e promove uma forte ligação entre o conhecimento científico e a sua aplicação prática.
Através do apoio de parcerias estratégicas com instituições financeiras e empresas, o plano curricular delineado permitirá que os estudantes fiquem capacitados para assumir posições de relevo em empresas e instituições financeiras, entre outras valências. Tudo com o apoio de um corpo docente que resulta da fusão entre a expertise académica com a experiência prática bancária e empresarial. O mestrado realiza-se em regime pós-laboral, e combina ensino presencial com a componente remota.
O diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Óscar Afonso, congratula-se pelo facto de a “FEP continuar a liderar na oferta de programas que respondem às exigências do mercado”, e afirma que “este curso é uma oportunidade única para os profissionais do setor financeiro aprofundarem os seus conhecimentos e desenvolverem competências essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos. Estamos confiantes de que este mestrado irá preparar estudantes para se destacarem e influenciar positivamente o futuro dos mercados financeiros”.
Formação diversificada
A FEP mantém a sua aposta constante na formação para executivos e de 22 de julho a 14 de agosto tem a decorrer a última fase de candidatura para o Mestrado Executivo em Gestão de Operações de Retalho. O curso destina-se a profissionais com pelo menos cinco anos no ativo e de preferência no setor de retalho. O programa foca-se no desenvolvimento de competências em gestão em operações de retalho.
Por acreditar que os mestrados executivos têm um impacto significativo na vida dos formandos, capacitando-os para enfrentar os desafios do mundo empresarial, a FEP prepara-se para lecionar, em breve e pela primeira vez, o Mestrado Executivo em Finanças que entretanto já foi acreditado..