Durante dois dias, a entrega de correio não parou, mas todos os caminhos foram dar ao Estoril, onde decorreu a Convenção 2024 dos CTT.
Milhares de colaboradores, parceiros e clientes participaram e assistiram a debates sobre temas-chave do mercado e sobre as tendências que vão marcar o ano, mostrando a postura de constante inovação e flexibilidade que caracteriza a empresa. E nestes mais de 500 anos de história dos CTT cabe um alargado portefólio de serviços, que vai muito além da distribuição de correio.
Vale a pena ficar a conhecê-los, ponto por ponto, numa espécie de roteiro do que se debateu por lá.
1. Publicidade
“No passado, os emails estavam vazios e as caixas de correio cheias. Hoje, os emails estão cheios e as caixas de correio vazias.” Na sessão dedicada à publicidade, Pedro Graça, da agência Havas, realçou a vantagens do correio publicitário num mundo saturado de ecrãs e recordou a necessidade de quebrar a distração digital com um momento “mágico” que um suporte físico pode proporcionar. Aqui, criatividade e personalização das mensagens são essenciais. Ricardo Luz, dos CTT, moderou o painel, que contou ainda com Nuno Antunes, da agência Milford, Andreia Paulo, da JCDecaux, e Miguel Cal, dos CTT.
2. Soluções digitais empresariais
Ajudar as organizações na sua transformação digital é um dos compromissos dos CTT. Para abordar o tema, Bruno Padinha, do Grupo Impresa, deu a conhecer a expansão digital do jornal Expresso, num painel que integrou também Javier Roca Navarro, da Digitel, José Henriques, da Reisswolf e André Ferreira, dos CTT, moderado por Mário Sousa, dos CTT. Foram ainda apresentadas ofertas que complementam os produtos físicos com serviços digitais nas áreas de Gestão de Arquivo, Digitalização e Destruição Certificada, Certificação Digital e Correio Híbrido e Digital, entre outras.
3. Business Process Outsourcing (BPO)
As principais tendências do outsourcing, área em forte crescimento, foram apresentadas por Francisco Cal, da Deloitte, como a consolidação de fornecedores e integração de serviços end-to-end com redução de custos e a evolução de modelos de contratação focados nos resultados e inovação com relação colaborativa. No painel moderado por Jorge Frois, da Newspring, foram convidados João Libório, da CGD, Cláudia Castro, da Tranquilidade, Rui Rosado, da EDP, e Cláudia Borges, da Moneris, que partilharam as experiências de ganho de eficiência reforçadas pela relação próxima com os CTT / NewSpring.
4. Contact Centers
A inteligência artificial generativa e as soluções de assistente virtual no customer service são cada vez mais importantes, como reforçou Nuno Almeida, da EY Consulting Portugal. Exemplo disso é Helena, o chatbot dos CTT, que disponibiliza assistência em tempo real. Ao painel moderado por Liliana Pereira, da Newspring, juntou-se Armando Trivelatto, da Five9, que apresentou as soluções Agent Assist e Agente Virtual Inteligente. Também Ana Pinto, da Generali/Tranquilidade, partilhou o desafio da centralização das várias marcas do grupo num único contact center e na aposta de IVR de voz natural e outras soluções self-service. Luís Ferreira, da Worten, referiu o grande desafio, com balanço positivo, da transição do contact center para a Newspring em época alta.
5. E-commerce
Na sessão dedicada ao comércio eletrónico, debateram-se questões incontornáveis como os pontos de entrega alternativos, o crescimento do mercado em segunda mão, as devoluções e a sustentabilidade. Francisco Travassos, dos CTT, assegurou o tema, a quem se juntou Alexandre Branco, Catarina Costa e Pedro Sousa Neves, também dos CTT, apresentando algumas das várias soluções que a empresa, enquanto líder do e-commerce em Portugal, detém ao longo de toda a cadeia de valor. Rui Gonçalves, do El Corte Inglês, partilhou os desafios do E-commerce e a experiência muito positiva de utilização do CTT Now (entregas no próprio dia).
6. Administração Pública
A descentralização na Administração Pública Local e a transição digital foram dois pontos-chave desta sessão. Rui Lavado, da Management & Capital Advisors, focou a importância da digitalização para melhorar a eficiência, eficácia e proximidade às populações, reduzindo custos e impacto ambiental. Moderado por Telmo Silva, dos CTT, o painel contou com a participação de Amaral Carvalho, da Edubox, na área da Educação, e Pedro Furtado Pereira, dos CTT, na Gestão de Contraordenações Rodoviárias, onde também Sónia Correia, da Cascais Próxima, deixou o seu testemunho. Ricardo Fernandes, da Wavecom, apresentou também a proposta de valor conjunta com os CTT para a transição digital sustentada do setor do comércio e serviços locais.
7. Inovação
No painel dedicado à Inovação, Rita Casimiro, da Maze Impact, mostrou o Desenvolvimento Sustentável como oportunidade para novos projetos e deu a conhecer a sua abordagem com o conceito de caixa de ferramentas da inovação. Moderado por Carlos Bhatt, dos CTT, o debate contou com Teresa Fiúza, da Portugal Ventures, Inês Gonçalves, da Flour, Pedro Martins, da Singularity, e Miguel Freire, da Neuralshift, e abordou a importância do Venture Capital e outros instrumentos de financiamento na inovação em Portugal, incluindo a referência a atuais projetos com os CTT. Nuno Matos, dos CTT, encerrou a sessão, salientando como é que as parcerias podem ajudar a ultrapassar com sucesso os riscos e desafios desta área.
Montra de valências

Além dos debates, a Convenção dos CTT incluiu uma área de exposição de conteúdos, onde se mostrou a atuação da empresa nas diferentes vertentes, e contou ainda com a presença de parceiros de diversas áreas: Adsalsa, Edubox / Inovar, Globalbox, Go Wifi, Iberinform, Inforlandia, Inn Aroma / Digitel, Intimus, IT Gest, Mygon, Newvision, Reisswolf, Wavecom, Wiremaze e Zetes.