Circularidade, transparência e colaboração com o planeta e com a sociedade são os valores pelos quais se rege o projeto Endure the Cycle, lançado no início deste ano pela Despomar e que, doravante, irá englobar todas as iniciativas ambientais, sociais e de governança empresarial do grupo (ESG).
A ideia de criar uma insígnia que norteasse todos os compromissos de sustentabilidade desta empresa de retalho e distribuição, que atua no mercado há já 35 anos, prendeu-se com a necessidade de reforçar ainda mais uma posição que já é intrínseca à filosofia do grupo desde a sua origem.
Marca de referência no setor dos desportos de prancha, detentora das lojas 58 Surf, Ericeira Surf & Skate e Billabong stores em Portugal e, como tal, profundamente ligada à natureza, para a Despomar fazia todo o sentido, dentro do contexto atual, tornar ainda mais clara a sua estratégia ESG.
Assim, assinou a Carta de Princípios do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – que estabelece as linhas orientadoras para a implementação de práticas de gestão sustentável para empresas de várias dimensões e sectores e, no início do ano, lançou o projeto Endure the Cycle.
Circularidade, transparência e colaboração ambiental e social
Consciente da crescente importância do conceito de economia circular que que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais como estratégia fundamental para uma desejável dissociação entre crescimento económico e consumo de recursos, a Despomar implementou uma série de iniciativas com vista a prolongar o ciclo de vida dos seus produtos, como é o caso do programa de reparação de fatos, a cargo do serviço M. Stitch, ou ainda do aluguer de fatos, pranchas e skates ou mesmo venda de equipamento em segunda mão nas lojas 58 Surf.
No que concerne a produção, Diogo Cardial, CEO da Despomar, chama a atenção para os princípios de eco design que foram adotados pela empresa, na mesma ótica de gestão de recursos e redução de resíduos e salienta o fator da transparência como um dos pilares fundamentais da política da empresa. “Estamos empenhados em tornar acessível e divulgar informação sobre a cadeia de produção das nossas marcas”, frisa.
Ainda no âmbito da circularidade, é de salientar também que a Despomar está a desenvolver atualmente um projeto de recolha e reciclagem de fatos neoprene em fim de vida, que poderão ser entregues na cadeia de lojas de retalho e distribuição do grupo.
E como não se pode falar em sustentabilidade sem fazer referência à componente social, não será de menos referir os projetos que, neste campo, contam com o apoio e a divulgação da Despomar. “Acreditamos que as pessoas são essenciais para a resolução dos desafios globais e, com base nesse princípio, damos voz e apoiamos vários projetos sociais e ambientais que, colaborativamente, nos aproximam da nossa missão – a preservação da nossa cultura e a construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva”, refere Diogo Cardial.
Entre estes projetos destacam-se a Wave by Wave, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Surf for Good que intervém junto de crianças e jovens em risco de exclusão social, o Programa Cascais Surf para a Empregabilidade, que promove a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos desempregados ou em busca do primeiro emprego e ainda o programa SLX Benedita (Skate Learn and Experience), que visa estimular a valorização dos alunos e o desenvolvimento das competências interpessoais em ambiente escolar.