O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou a criação de um programa municipal de prevenção da pobreza infantil, que afeta 42% dos alunos do primeiro ciclo e 34% dos jardins-de-infância do concelho.
O autarca anunciou ainda que vai “convidar” o grupo de trabalho que elaborou o Relatório da UNICEF sobre “As Crianças e a Crise em Portugal” para colaborar no programa municipal de prevenção da pobreza infantil que o município vai criar.
Nesse sentido, adiantou que “vai unir esforços com entidades oficiais de Segurança Social, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Organizações Não-governamentais (ONG) para fazer “uma profunda análise e diagnóstico das situações detetadas, identificar as medidas de suporte direto às famílias e efetuar uma programação e definição de apoios municipais, conjugados com outros apoios na área social e da saúde”.
“As crianças são uma prioridade política para o município de Viana do Castelo, não só através de apoios educativos e políticas sociais, mas também na prevenção da pobreza”, sublinhou no encontro José Maria Costa.