Os pedidos de autorização devem ser feitos, por escrito, até ao dia 20 de outubro, mas a promessa está feita: as famílias carenciadas da região vão poder apanhar azeitona gratuitamente nos olivais da Câmara Municipal de Tomar, de acordo com as normas aprovadas em reunião do executivo.
Os candidatos têm de ser comprometer a realizar a colheita sem fazer cortes nas árvores, por exemplo, e o local deve ficar limpo no final da apanha, sem resíduos verdes espalhados. “O incumprimento destes compromissos exclui os candidatos de futuras concessões”, explica a autarquia.
Caberá aos serviços sociais da Câmara de Tomar avaliar as informações prestadas pelos candidatos, mas as regras determinam que os agregados familiares com maior número de elementos e as famílias com menores rendimentos tenham prioridade na concessão de acesso aos olivais.
Os cidadãos interessados em aderir à colheita devem dirigir um pedido de autorização ao Gabinete de Economia Local, Rua Joaquim Jacinto, nº 100 R/C – 2300 Tomar, ou através do e-mail economialocal@cm-tomar.pt. Dos pedidos devem constar dados como o nome do requerente, o número do cartão de identificação, o número de contribuinte, a morada e um contacto telefónico.