O Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, 21 de setembro, vai ser assinalado em Portugal com o Passeio da Memória, uma caminhada solidária que visa angariar fundos (donativo mínimo de dois euros no momento da inscrição) para a Associação Alzheimer e informar e consciencializar os participantes para os sinais de alerta da doença, para a importância de reduzir o risco de vir a desenvolver demência e para as vantagens de um diagnóstico atempado.
A caminhada começa cedo, pelas 9h30, em 13 cidades portuguesas: Aveiro, Barreiro, Braga, Campo Maior, Fafe, Funchal, Lagos, Matosinhos, Oeiras, Pombal, Portimão, Viana do Castelo e Viseu. Na Ilha Terceira, o encontro inicia-se pelas 15 horas. Só em Beja é que o passeio tem lugar um dia antes, a 20 de setembro, às 9h30.
O primeiro Passeio da Memória realizou-se em Oeiras, em 2011, onde centenas de pessoas caminharam seis quilómetros. Em 2012, a Alzheimer Portugal alargou a caminhada às cidades de Coimbra, Funchal e Matosinhos. O ano passado, sete cidades tiveram Passeio da Memória: Oeiras, Matosinhos, Funchal, Pombal, Beja, Vila do Bispo e Ilha Terceira.