Comecemos pelo que é mais claramente transversal às quatro gerações inquiridas para o barómetro “Gerações em Movimento – Preparar o Futuro”: o medo da solidão e o desejo de viajar. Este objetivo é liderado pelos Baby Boomers (50%), mas partilhado pelas gerações Z e X (42%) e Millennials (37%).
Quanto a preocupações, a habitação é identificada como a grande dor de cabeça para as gerações mais jovens, em particular para a Geração Z (58%) – apenas 31% têm casa própria, com muitos ainda a residir com os pais – e para os Millennials (29%).
Por outro lado, a Geração Z destaca-se por começar a pensar cedo na reforma, com 67% a fazê-lo até aos 26 anos, e também por ser a que mais poupa mensalmente (73%), encarando a poupança como um hábito, mesmo que esta não tenha objetivo específico (58%).
Por sua vez, 83% dos Millennials começam a pensar na reforma e a iniciar a poupança em média aos 32 anos. Esta geração valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (19%) e atribui importância central à saúde da família. Embora 66% já possua casa própria, o acesso à habitação continua a ser uma preocupação para 29 por cento.
Já na Geração X, muitas vezes apelidada de “geração sanduíche”, com as atenções são divididas entre filhos e pais, 88% começa a pensar na reforma a partir dos 50 anos, numa altura de maior estabilidade, com 82% a possuir casa própria e 43% a valorizar a vida simples. O custo de vida e a saúde mantêm-se como preocupações importantes.
Os Baby Boomers, por seu lado, que agora têm entre 50 a 70 anos, dizem, na sua maioria (61%) sentir-se bem física e mentalmente, com 51% a garantirem que aceitam plenamente esta fase da vida, valorizando o minimalismo (51%) e considerando ter tudo o que precisa (41%). Nesta geração, 67% afirmam que gostam de aprender e conviver com outras gerações . Viajar (51%) e apoiar filhos e netos (44%) são dois dos grandes objetivos de vida. De sublinhar que 55% dos reformados desta geração afirma não ter perdido poder de compra.
O estudo, do Grupo Ageas Portugal, em parceria com a Ipsos Apeme, foi realizado através de 1900 entrevistas, online, telefónicas e presenciais, a homens e mulheres com mais de 25 anos das Gerações Z (1997 a 2012), Millennials (1981 a 1996), Gen X (1965 a 1980) e Baby Boomers (1946 a 1964),