Foi há quase dois meses que milhares passageiros, de diferentes idades, estilos de vida e pontos de vista, embarcaram no cruzeiro Ultimate World Cruise, da empresa Royal Caribbean, a partir de Miami, que vai viajar pelo mundo inteiro – ao longo de 65 países e 11 maravilhas do mundo – em 274 noites.
Esta não é a primeira viagem do género – e o Serenade of the Seas, o navio que está a fazer o cruzeiro, já tem mais de 20 anos – mas o que a torna especial é que a sua dimensão ultrapassa o que se passa de facto dentro do navio: quem ficou em terra, tem acompanhado a viagem quase 24 horas por dia, na rede social TikTok, assistindo ao dia-a-dia dos passageiros, tal como um autêntico reality show.
Há celebridades desta rede social a bordo, com grande experiência ou principiantes – que entretanto ganharam imensa fama online -, que desde o início da viagem têm criado conteúdos que fizeram com que o cruzeiro se tornasse numa gigantesca atração: estas pessoas partilham as suas histórias pessoais, fazem visitas guiadas dentro do navio e descrevem ao pormenor como são as refeições a bordo, por exemplo, enquanto milhares de utilizadores comentam e partilham os seus vídeos – os conteúdos relacionados com a viagem têm, já, mais de 250 milhões de visualizações
Beth Anne Fletcher, uma utilizadora do TikTok com mais de 60 mil seguidores, e que não está a bordo do navio mas consome diariamente conteúdo sobre ele, chamou-lhe o “reality show não editado que nunca foi suposto ser um reality show”. Em declarações à CNN, a fotógrafa britânica de 39 anos referiu que, depois de encontrar um vídeo de uma passageira que está a viajar com a família, começou a consumir qualquer tipo de conteúdo sobre o cruzeiro no TikTok e no Google. Neste momento, segue à risca tudo o que se tem passado nesse cruzeiro.
Como ela, há milhares de utilizadores muito interessados na viagem e no dia-a-dia dos passageiros, já conhecidos na rede social ou anónimos. “Conseguem imaginar o tipo de drama que vai acontecer naquele barco?”, disse, num vídeo publicado a rede social, a tiktoker norte-americana ND, com quase 190 mil seguidores, que entretanto se auto-intitulou como a “diretora do SeaTea”.
A influencer publicou, entretanto, mais de 80 vídeos relacionados com o cruzeiro, criando até uma playlist, e já disse que tem intenções de seguir a viagem até ao fim – está previsto que o navio regresse aos EUA a 10 de setembro de 2024.
“Estou a publicar o conteúdo e a partilhar porque adoro viajar e acho que esta é uma oportunidade fantástica que muitas pessoas não têm”, afirma ND, que também falou com a CNN. “Por isso, quer haja drama ou não, vou continuar a publicar, porque as coisas vão sempre acontecer. Não sabemos quando, só temos de nos sentar e observar”, refere.
A bordo da viagem mais mediática do mundo
Uma das passageiras a bordo do cruzeiro do momento e que falou com a CNN é a sul-africana Amike Oosthuizen, de 26 anos, que está a viajar com o marido e os pais e que publica constantemente na sua conta pessoal. Para a jovem, “foi um choque” perceber a quantidade de utilizadores que passaram a consumir diariamente os seus conteúdos, mas também “incrível”.
De facto, os seus vídeos sobre o cruzeiro chegam aos milhões de visualizações – o mais visto tem mais de 6 milhões -, em que Oosthuizen se filma enquanto faz exercício físico, maquilhar-se, a comer e a trabalhar (à distância, claro), além de mostrar como são as vistas do seu quarto.
Apesar da atenção recebida ter sido uma surpresa, a jovem já era conhecida nas redes sociais. Contudo, o choque foi ainda mais real para quem se tornou, “acidentalmente”, uma sensação do TikTok, ou seja, pessoas anónimas ficaram, de repente, conhecidas.
“A minha mulher e eu nunca pensámos que alguma vez iríamos tornar-nos virais desta forma”, diz à CNN Joe Martucci, de 67 anos, que já foi apelidado de “Cruise Dad” (o pai do cruzeiro, em português) pelos utilizadores do TikTok.
Martucci decidiu fazer a viagem com a mulher, com o objetivo de celebrar a sua entrada na reforma, e começou a publicar na rede social como uma “piada” para os filhos, referindo, num vídeo de apenas 20 segundos, que estava a gastar o dinheiro dos filhos (O seu nome na rede social é, inclusive, “spendingourkidsmoney”, ou seja, “a gastar o dinheiro dos nossos filhos). Esse vídeo tem, até agora, mais de 1,5 milhões de visualizações.
Martucci publica, agora, regularmente no TikTok, já soma mais de 90 mil seguidores, e começa sempre os vídeos com “Hey kids”, que é agora a sua “marca registada”, como afirma.
No centro de um grande mediatismo, este cruzeiro também está a ser alvo de diferentes críticas, com comentários sobre o facto de, alegadamente, haver funcionários que tratam de forma diferente os passageiros norte-americanos dos outros, por exemplo.
O cruzeiro, que custou aos passageiros entre 53999 dólares e 117599 dólares, ou seja, entre 48920 euros e 106533 euros, está dividido em quatro segmentos de viagem, sendo que o último fará uma passagem por Lisboa e Porto, em julho.
Inicialmente anunciado em 2021, esta é a terceira viagem que faz e, ao longo de nove meses, o navio, que tem 1073 quartos, parará em 150 portos.