Segundo especialistas, é tão importante encontrar formas de aumentar os seus níveis de energia como encontrar formas de tornar as tarefas que realiza menos desgastantes.
Eis os hábitos que os especialistas apontam como possível causa de desgaste e como os contornar:
O efeito das luzes à noite
Estar exposto a luzes fortes durante a noite pode “enganar” o cérebro a pensar que ainda é de dia. De acordo com Tyson Lippe, psiquiatra da Heading Health em Austin, no Texas, citado pelo site norte-americano de notícias HuffPost, a exposição a luzes fortes “inibe a libertação de melatonina pelo cérebro, uma hormona que promove o sono.”
“Isto pode perturbar o ciclo sono-vigília e levar a insónias, má qualidade do sono e fadiga”, acrescenta Lippe.
Para evitar que isto aconteça, diminua ou desligue as luzes quando o sol se puser. Outra alternativa que pode considerar são lâmpadas inteligentes que diminuem automaticamente a intensidade da luz em casa à medida que o sol se põe.
O psiquiatra Tyson Lippe também acrescenta que “vale a pena configurar os seus dispositivos para passarem automaticamente para o modo noturno, que utiliza cores mais quentes para emular os benefícios da luz vermelha.”
Assistir a séries ou programas de televisão com uma elevada carga emocional
Talvez a sua novela ou série favorita lhe esteja a drenar energia. Uma das causas de exaustão mental é a identificação de traços, ou seja, o processo de se imaginar temporariamente a viver os mesmos sentimentos e acontecimentos de uma personagem específica.
A psiquiatra Leela R. Magavi explica que “a experiência permite que os indivíduos percecionem o mundo de forma diferente e adquiram e acedam a várias capacidades emocionais que anteriormente não eram capazes de experimentar.”
“Depois, é necessário um esforço mental adicional para atenuar estes sinais com estratégias de regulação emocional”, afirma Tyson Lippe.
Para combater isto, os especialistas recomendam que tenha em conta o entretenimento que consome ou então defina um limite de tempo semanal para assistir a programas que considere que tenham uma levada carga emocional e que, nos dias seguintes, consuma programas com um tom mais neutro para controlar a carga emocional acumulada.
Má postura
Desde a posição que tem quando está no computador, ao inclinar-se constantemente para um lado enquanto espera na fila, as posições do seu corpo podem tornar-se hábitos subconscientes e podem aumentar os seus níveis de fadiga.
“A má postura pode esgotar os seus níveis de energia ao colocar mais pressão nos músculos, articulações e ligamentos do seu corpo”, afirma Naueen Safdar, diretor médico da EHE Health, citado pelo HuffPost.
“O seu corpo tem de utilizar mais energia para compensar, o que leva à fadiga”, acrescentou Safdar.
Para corrigir a postura, Safdar recomendou a utilização de produtos de correção de postura como cadeiras de escritório ergonómicas e cintas de correção de postura.
Quando estiver de pé, mantenha os ombros para trás e relaxados, o abdómen contraído, o peso equilibrado nos dois pés colocados à largura das ancas, os joelhos relaxados e a cabeça diretamente sobre a coluna vertebral. Quando estiver sentado, seja em frente à televisão ou com o telemóvel ou portátil nas mãos, tenha atenção à forma como se senta e à curvatura dos ombros.
Esperar demasiado tempo entre refeições
O cérebro (e não só) serve-se de hidratos de carbono, sob a forma de glucose, para obter energia.
“Cada macronutriente – proteína, hidratos de carbono e gordura – fornece energia, mas os hidratos de carbono são a fonte de combustível primária e preferida do corpo”, explicou Caroline Lacey, dietista registada e proprietária do consultório particular de nutrição virtual Nutrition Rerooted, citada pelo HuffPost.
“O corpo pode armazenar alguns hidratos de carbono no fígado para utilização posterior, o que atua como uma reserva de energia para o corpo utilizar quando os níveis de açúcar no sangue são baixos, como entre as refeições”, explicou Lacey.
“Mas há um limite para a quantidade que pode ser armazenada e, eventualmente, o suprimento esgota-se”, acrescentou.
O segredo para evitar que tal aconteça é encontrar algo para comer entre refeições que atenue a sensação de fome mas que não lhe tire a vontade de fazer a refeição seguinte.
A recomendação geral é não passar mais de cinco horas sem comer, no entanto, este tempo é altamente individualizado e “algumas pessoas podem precisar de comer com mais frequência e podem beneficiar de não passar mais de três a quatro horas sem comer.”
Pôr de parte tarefas que ainda não estão concluídas
É comum, devido a constrangimentos com o tempo, deixar de lado tarefas que ainda não estão concluídas para dar prioridade a algo mais urgente. No entanto, quando põe de parte uma tarefa inacabada, uma pequena parte da sua atenção fica com essa tarefa – fenómeno conhecido como resíduo de atenção.
Quanto mais vezes este fenómeno acontece, mais o cérebro tem de trabalhar para se manter concentrado, o que reduz as suas reservas de energia.
“Quando se verifica um resíduo de atenção, o cérebro está a trabalhar horas extraordinárias, pensando na tarefa em que se está agora, bem como a ruminar sobre a tarefa anterior que teve de deixar inacabada”, afirma Rana Mafee, neurologista-chefe na Case Integrative Health em Chicago, nos Estados Unidos, citada pelo HuffPost.
Ter demasiados separadores abertos
Não está a sobrecarregar a bateria do seu computador quando tem um grande número de separadores abertos, está a sobrecarregar o seu cérebro.
Rana Mafee explicou este fenómeno: “Saltar de separador em separador dá ao seu ego a ideia errada de que está a fazer uma quantidade incrível de trabalho”. “Na realidade, não está a processar totalmente nada do que está a tentar consumir de forma eficiente.”
O conselho da neurologista Rana Mafee? “Qualquer separador que não esteja relacionado com o que está a fazer no momento pode ser marcado como favorito para quando estiver relacionado ou pode ser encerrado para poupar o cérebro.”
Planear com demasiada antecedência
Um calendário muito cheio de obrigações pode causar um aumento da ansiedade antecipatória e afetar negativamente a nossa velocidade de pensamento.
É certo que é necessário programar com antecedência certos eventos para não fazer duplas marcações, no entanto, Lippe explica que “se for feito em excesso, pode deixar-nos com pouca flexibilidade e forçar-nos a viver no futuro em vez de no presente.”
“Isto pode impedir a sua capacidade de se manter atento e de concluir tarefas de forma eficiente no momento”, afirma Leela R. Magavi, psiquiatra e diretora médica na Community Psychiatry and MindPath Care Centers na Califórnia, nos Estados Unidos.
Para melhor gerir o seu calendário e não entrar em exaustão mental, os profissionais aconselham que planeie apenas o que é obrigatório (prazos de trabalhos, reuniões, atividades familiares) sendo que os restantes espaços no seu calendário devem permanecer o mais livres possível.
“Deixar constantemente tempo livre para passatempos, relaxamento e nada, proporciona uma sensação de liberdade e controlo para si próprio”, afirma Lippe.
Trabalhar num ambiente desarrumado
Num ambiente desarrumado, as tarefas que necessita de concluir poderão demorar mais tempo e exigir de si mais concentração e energia mental a serem realizadas devido à falta de atenção e distração que a desarrumação provoca.
“Aconselho as pessoas a passarem 10 a 15 minutos por dia a arrumar a sua área de trabalho enquanto ouvem música relaxante”, afirma Magavi. “Isto pode criar um padrão de comportamento positivo.”
Atender chamadas de imediato
Pergunte a si próprio antes de atender uma chamada: “Será este realmente um bom sítio para parar? Será que tenho capacidade para esta conversa em particular neste momento?”
Isto porque, segundo a especialista Rana Mafee “as chamadas telefónicas podem ser esgotantes” e afetam mesmo o seu sistema nervoso.
“O seu sistema nervoso tem não só de processar uma mudança de tarefa com um simples toque num botão, mas também de tentar processar a conversa que está a ter sem sinais faciais e linguagem corporal, obrigando o seu cérebro a trabalhar horas extraordinárias”, acrescentou a especialista.
Para impedir que as chamadas telefónicas não urgentes lhe tirem energia de que precisa, “um hábito simples a implementar pode ser pedir a colegas e entes queridos que lhe enviem primeiro uma mensagem de texto para ver se tem capacidade para uma chamada aleatória”, afirma Mafee. “Dessa forma, pode deixar de sentir que tem de criar disponibilidade num momento já ocupado.