As temperaturas elevadas e o sol que até agora se fizeram sentir vão acabar. Em breve prevê-se o regresso da chuva e do tempo instável em Portugal continental.
A Meteored Portugal “antecipa uma mudança no estado do tempo em Portugal continental a partir de sexta-feira, dia 13” e esta mudança ocorre devido a uma passagem da frente fria pelo País, que será de curta duração (sexta e sábado). No entanto, avança o site tempo.pt, “a instabilidade meteorológica não ficará por aqui. Logo no domingo (15), a coincidir precisamente com a transição para a segunda quinzena de outubro, prevê-se a chegada de um rio atmosférico”.
O que é um rio atmosférico?
Segundo Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal, um rio atmosférico “é uma faixa longa, estreita e de transição na qual ocorre um transporte horizontal de vapor de água. Este vapor de água é fornecido por fontes de humidade tropicais e/ou extratropicais”.
Os rios atmosféricos que afetam Portugal continental “nascem no Atlântico e são responsáveis por conduzir ar subtropical temperado e muito húmido”, acrescenta ainda, e a precipitação tende a ser abundante e muito eficiente.
Os efeitos deste fenómeno
O especialista explica também que a chuva poderá ser localmente forte, que haverá uma descida acentuada das temperaturas máximas e que o vento soprará moderado a forte do quadrante Sul.
“No percurso até chegar a Portugal continental no domingo, a depressão que estará “munida” pelo rio atmosférico, percorrerá uma superfície marítima bastante quente, o que contribuirá para uma estimulação do vapor de água que servirá como “combustível” à intensificação da chuva. Além disto, não se exclui a possibilidade de a precipitação ser acompanhada de trovoada”, remata.