Se acha que pode estar na praia, estender a sua toalha e agir como lhe apetecer, está enganado. Existe todo um conjunto de regras do que pode ou não pode fazer para que a ida à praia seja o mais respeitador e justo possível. Assim, mostramos-lhe o que vai contra as regras para que não seja multado.
Lixo
Apesar de ser uma prática que moralmente devia ser respeitada, o deixar lixo na praia ainda é uma realidade. Ainda assim, a lei define que é proibido “o depósito ou abandono de quaisquer resíduos, objetos de vidro ou material contundente, fora dos recetáculos próprios”.
Colunas com música
A lei é bem específica: é proibida ” a utilização de equipamentos sonoros e desenvolvimento de
atividades geradoras de ruído que, nos termos da lei, possam causar incomodidade”. Desta forma, se for para a praia ouvir música alta, pode ser obrigado a desligar ou até ser penalizado.
Jogar raquetes ou à bola
Estar deitado o dia todo na toalha pode tornar-se uma atividade um pouco aborrecida. E por isso há quem decida que jogar raquetes ou dar uns toques na bola. Segundo a lei, pode fazê-lo, mas apenas nas áreas afetas a esses fins. Ou seja, se estiver, por exemplo, à borda de água a jogar é considerado desrespeito à lei uma vez que essa não é a área específica.
Acampar ou pernoitar na praia
Conforme a lei, é proibido acampar fora dos parques de campismo, tornando-se assim errado acampar ou pernoitar na praia. Apesar de poder dormir as suas sestas à vontade, não se pode estender para a noite.
Fogueiras, fumar e churrascos
A lei esclarece que é proibido fazer fogo em qualquer local da praia, estando assim proibida a realização de fogueiras, fumar ou fazer churrascos nestas zonas.
Surf, kitesurf e windsurf
“É interdita a prática de surf, kitesurf, windsurf e outras atividades desportivas passíveis de constituir perigo à integridade física dos banhistas, em áreas reservadas a banhistas”. Ou seja, se for praticar qualquer um destes desportos numa praia não destinada a essa modalidade, está a infringir as regras.