Ouvimos falar sobre como o universo é gigante e como somos uma pequena parte dele, mas a noção espacial desta grandeza é complexa de demonstrar. Para isso, a NASA criou um vídeo onde se consegue perceber as reais dimensões de como o nosso sol está em relação aos maiores buracos negros.
Durante o vídeo mostra-se as comparações entre os 10 gigantes do universo. Começando perto do sol, a câmara recua constantemente para comparar os buracos negros cada vez maiores com as diferentes estruturas do sistema solar. A primeira é 1601+3113, uma galáxia anã que hospeda um buraco negro com a massa de 100 mil sóis. A matéria é tão comprimida que até a sombra do buraco negro é menor que o nosso Sol, segundo se lê no site da NASA.
Ao avançar é possível entender as diferenças entre os buracos. Na escala maior da animação está o buraco negro de M87, agora com uma massa com 5,4 mil milhões de sóis. O filme termina com o TON 618, um dos poucos buracos negros extremamente distantes e maciços para os quais os astrónomos têm medições diretas. Este gigante contém mais de 60 mil milhões de massas solares e possui uma sombra tão grande que um raio de luz levaria semanas para atravessá-lo.