Agora já pode conhecer um pouco mais do que se passa no Espaço: a NASA divulgou um áudio de 35 segundos que replica os sons que se ouvem dentro de um buraco negro.
O som é uma combinação de dados eletromagnéticos recolhidos do Perseus Galaxy Cluster – um aglomerado de galáxias na constelação de Perseu -, que fica a cerca de 240 milhões de anos-luz de distância.
A NASA, desde há dois anos, decidiu começar a traduzir as representações visuais do Espaço em algo que pudesse ser apreciado ao ouvido.
“Comecei os primeiros 10 anos da minha carreira a prestar uma maior atenção apenas ao visual, e percebi que havia uma falha para pessoas que não eram aprendizes visuais ou para pessoas cegas ou com pouca visão”, explicou a cientista visual Kimberly Arcand à NPR.
Em 2003, os astrónomos descobriram que as ondas emitidas pelo buraco negro causavam ondulações no gás quente do aglomerado, podendo, assim, traduzi-las para uma nota musical. A verdade é que nem sempre os buracos negros soam da mesma forma, dependendo da sua posição no centro das galáxias.
Um buraco negro é uma região com uma força da gravidade tão intensa, que atrai tudo à sua volta, inclusive a própria luz.