Dar margem para terminar uma brincadeira, aceitar todas as emoções, até as más – mas não os maus comportamentos – e descodificar as birras são estratégias que ajudam os mais pequenos a autorregularem as emoções.
Filipa Pimenta, psicóloga clínica e da saúde e docente e investigadora do ISPA, explica em dez pontos, num vídeo gravado para os leitores da VISÃO, como podemos contribuir para as crianças aprenderem a lidar com estados emocionais alterados, sejam eles positivos ou negativos. Conselhos para saberem reagir, por exemplo, a uma situação que as deixe com medo ou nervosas.
A capacidade de controlar as emoções é o tema do livro infantil “A Estrelinha Que Muda de Cor”, que Filipa Pimenta escreveu em coautoria com Ivone Patrão, também psicóloga clínica e da saúde e docente e investigadora do ISPA. No livro, da editora PACTOR Kids, a dupla reúne dicas e ideias para pais e educadores ajudarem as crianças a ganharem essas ferramentas, através de uma história adequada às idades entre os três e os dez anos.