AS ENTRADAS DE 2021…
Chloé Zhao
Globos de Ouro, prémios Bafta, Oscars… Por onde quer que tenha passado, o seu filme Nomadland – Sobreviver na América, baseado em testemunhos reais de pessoas que vivem na estrada, à margem da sociedade, arrecadou quase tudo o que havia para arrecadar. A realizadora sino-americana foi a primeira mulher asiática nomeada para os Oscars e a segunda mulher a conquistá-lo, depois de Kathryn Bigelow, em 2020.
NFT, token não fungível
A sigla entrou definitivamente no léxico da arte internacional, mas também o desporto, a música e os jogos abraçaram a nova moda da internet: ativos digitais únicos e autenticados, que “vivem” na e da blockchain. Alguns já valem fortunas, como a colagem de imagens Everydays: The First 5 000 Days, recorde de vendas da Christie’s por 69,3 milhões de dólares. O JPMorgan avalia o mercado mundial destes ativos em mais de 7 mil milhões de dólares.
Neemias Queta
Tornou-se, aos 22 anos, o primeiro português a atuar na NBA, a liga profissional de basquetebol norte-americana, ao serviço dos Sacramento Kings. Filho de pais guineenses, nascido em Lisboa e criado no Barreiro, Neemias Queta passou pelo Barreirense e pelo Benfica antes de emigrar para os EUA, tornando-se uma das grandes esperanças da modalidade para a próxima década.