Numa publicação no Twitter, o utilizador @OUTROEGO lança a questão: “Quantas cores veem? Eu vejo 3”, escreve. O feedback não foi conclusivo e o enigma mantém-se, quantas cores realmente são? Nas mais de 30 mil interações, as respostas variam muito, com uns a dizerem 8, outros 10, 11, 14 e 17 tons (e aqui na VISÃO também não nos entendemos…)
Em 2015, a polémica gerava-se em torno da cor de um vestido cuja foto foi publicada no Tumblr. Uns diziam azul e preto, outros, branco e dourado. A questão chegou inclusive a ser abordada por várias celebridades, nomeadamente Kim Kardashian, Ellen DeGeneres ou Justin Bieber. Depois disto, a marca confirmou que o vestido era azul, e o assunto ficou resolvido, restando apenas a dúvida de como era possível que as pessoa vissem diferentes cores.
Nestas duas situações a explicação passa pela luz. Significa isto que as diferenças na perceção da cor são causadas pelo nosso cérebro, que a pode interpretar mal dependendo da quantidade de luz que lhe é transmitida.
Em particular, no caso da imagem com várias cores, Paul Azzopardi, professor investigador nas ciências da visão, na Universidade de Oxford, acha que os dispositivos também podem ter impacto na quantidade de cores que vemos, ou seja, o aparelho onde vemos a imagem pode interferir na quantidade de cores que vemos dependendo se tem mais ou menos luminosidade, brilho ou contraste.