O Departamento de Saúde Pública da cidade de Pasadena, a sul do estado da Califórnia, nos EUA, está a alertar as populações para ficarem em casa, depois de pelo menos cinco pessoas terem ficado infetadas com Covid-19 durante uma festa de aniversário no início de abril. Em vigor mantêm-se as medidas de confinamento social decretadas pelo estado californiano no dia 19 de março.
Ao que tudo indica, os casos confirmados são de familiares e amigos que participaram na festa, embora as autoridades sanitárias acreditem que existe nesta altura “muitos outros indivíduos infetados”. “Consideramos que mais cinco ou seis convidados da festa que moram fora da cidade também possam estar infetados porque já manifestaram sintomas do vírus”, confirmou a Porta-voz de Pasadena, Lisa Derderian. E continuou: “Estes outros casos suspeitos precisam de ser mantidos em quarentena e eventualmente testados.”
Segundo o departamento de saúde da cidade, os convidados, que incluíam um “grande número” de familiares e amigos, não cumpriram as medidas de isolamento social decretadas pelo estado californiano, nem tão pouco o distanciamento social ou o uso de máscaras de proteção.
Na origem das infeções terá estado uma mulher infetada que foi vista a tossir frequentemente durante a festa. Citada pela CNN, a porta-voz da cidade californiana condenou a conduta irresponsável dos convidados: “Foi um comportamento egoísta que poderia muito bem ter sido evitado”. Também o diretor do Departamento de Saúde Pública de Pasadena, Dr. Ying-Ying Goh, veio lembrar que “as reuniões entre pessoas que não vivem na mesma casa continuam proibidas”, apesar de na última sexta-feira a Califórnia ter colocado em marcha um plano de medidas para o desconfinamento marcado pela reabertura de algumas empresa, fábricas e armazéns.
De acordo com as últimas atualizações, o estado californiano regista nesta altura 66.680 casos confirmados de Covid-19 e mais de 2 mil mortes.