O distanciamento social e a preocupação com a Covid-19 geraram compras antecipadas (38% das pessoas) de bens essenciais. Quem mais se preocupa com a epidemia, jovens profissionais entre os 35 e os 45 anos, é quem mais antecipa compras. Nos mais idosos, apenas um quarto fez compras antecipadas.
Também houve uma corrida à informação. A atenção vira-se para a luta contra a Covid-19, incluindo as medidas de segurança e os sintomas da doença. Neste inquérito, 97% das pessoas indicou seguir frequentemente ou muito frequentemente as notícias. Os canais tradicionais são os mais usados, sobretudo a televisão. Muitas pessoas também utilizam a internet. A utilização de informação online é 2,5 vezes mais alta nas pessoas com menos de 25 anos, com preferência pelos sites da Direção-geral da Saúde, do Serviço Nacional de Saúde e de notícias. Há ainda 5% de inquiridos a utilizar o Facebook para se informar sobre a propagação do vírus e 2% usa o WhatsApp. Destes últimos, cerca de um terço tem um profissional de saúde no agregado familiar.
Por Pedro Pita Barros, Eduardo Costa e Sara Almeida
Fonte: Inquérito sobre a pandemia Covid-19 (5 460 pessoas constituem a amostra ao inquérito, realizado entre os dias 13 e 23 de março, ainda em aberto)