“Não quero que entrem em pânico. Quero que pensem”. A alusão direta à expressão de Greta Thunberg, a adolescente sueca que agitou o mundo no ultimo ano e meio, é a primeira das provocações de Naomi Seibt.O nome é da alemã de 19 anos que está a ganhar o apoio de organizações mais conservadoras – da extrema-direita no seu país a um centro de investigação com ligações à Casa Branca. Por todos é já conhecida como “o antídoto para Greta Thunberg”.
Esta semana, a autodenominada “cética climática” deverá fazer mesmo as honras da casa na Conferência de Ação Política Conservadora, perto de Washington. Ali se espera que repita coisas como “o alarmismo da mudança climática é, em sua essência, uma ideologia desprezivelmente anti-humana”.
Subitamente, no verão passado….
A adolescente de que se fala é oriunda de Münster, no oeste da Alemanha. O seu primeiro ensaio foi publicado num blogue anti-islâmico, depois e publicamente defendido por Martin Sellner, estrela da extrema-direita austríaca.
Até que, durante o ano passado, começou a publicar vídeos no Youtube, com títulos tão chamativos (e instigadores…) como “Mudança climática: apenas ar quente?” ou “Mensagem para os Media: Como se atrevem?”. As suas opiniões chamaram de imediato a atenção do The Heartland Institut, o tal centro conservador que fez até lobby para as empresas de tabaco. Nas suas palavras, a jovem alemã é uma “estrela em ascensão” por defender “um discurso científico adequado sobre as alterações climáticas”. Num ápice, Naomi tornou-se o rosto da sua campanha negacionista e já está a agradecer as atenções.
Num outro vídeo divulgado pela organização, o discurso da jovem alemã é bem direto: “Atualmente, a ciência da mudança climática realmente não é ciência “. A mensagem geral é sempre a de que vai tudo bem – e que os ativistas do clima merecem mais pena do que raiva. “Não criem uma ideologia a partir de algo que uma jovem tenha a dizer. Independentemente do lado político em que ela esteja”. Mas, entretanto, admitiu que recebe um salário médio mensal daquele instituto, a rondar os 1900 euros.
A verdade é que Naomi Seibt parece ter mais interesse na ideologia do que quer fazer crer. Filha de uma advogada que já representou políticos do AfD, um post no Facebook da ala juvenil daquele partido também a nomeia seu membro. O próprio Martin Renner, deputado alemão eleito por aquele partido, é um dos seus amigos naquela rede….