A intolerância à lactose consiste na incapacidade de digerir este tipo de açúcar presente em todos os leites de animais mamíferos e está associada a uma enzima denominada lactase. Esta enzima, que faz parte do sistema digestivo, divide a lactose em dois açúcares (glicose e galactose), que são absorvidos pelo organismo.
No entanto, algumas pessoas não têm os níveis de lactase suficientes para realizar esta divisão, o que significa que grande parte deste açúcar permanece no intestino sem ser absorvido. A lactose acaba por ser fermentada por bactérias dentro do intestino, o que leva à formação de gás e causa derivados sintomas.
Jo Travers, nutricionista e autora do livro The Low-Fad Diet, refere seis sintomas associados à intolerância à lactose, citados pelo The Huffington Post:
Dores de estômago e cólicas
Se sentir dores de estômago após consumir alimentos que contenham leite ou produtos lácteos, pode ser um sinal. No entanto, este sintoma não é imediato. “Geralmente, os sintomas demoram, por isso pode não ser óbvio que é o lacticínio o causador do problema”, diz Travers. Os sintomas pode surgir entre 30 minutos a duas horas depois do consumo.
Estômago inchado
Se a sua barriga incha, após consumir estes alimentos, pode ser outro indicador de que o seu intestino não está a reagir bem.
Flatulência
É dos sintomas mais comuns e dos mais incomodativos também.
Sentir-se doente
Se sente náuseas constantemente, esse pode ser um sinal de alerta.
Aqueles “roncos” que o seu estômago faz
Pode não ser um sinal de que está na hora de comer alguma coisa, mas sim a forma de o seu organismo lhe dizer que está a digerir mal os alimentos lácteos.
Diarreia
Se tem este sintoma depois de comer um iogurte, uma tigela de cereais com leite ou algo semelhante, é mais um sintoma a ter em conta.