O Verão pode ser uma óptima altura para ter como objetivo abater alguns dos quilos extra. Parece uma tarefa difícil, mas especialistas de referência na área da nutrição e dietas garantem que basta seguir algumas dicas simples. A consultora de nutrição Karen Ansel, Kelly O’Connor, diretora de educação em diabetes no Mercy Medical Center e Dee Sandquist, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética norte-americana, citados pelo Huffington Post, apontaram 10 regras úteis.
A primeira de todas as regras deve ser seguir um plano. Sem ele é meio caminho andado para não se alcançar objetivos em qualquer dieta. Por isso faça um. A tentação está em todo o lado, desde os estabelecimentos de fast-food às pastelarias que têm as vitrines cheias de bolos que metem qualquer um a salivar pela manhã.
1. Comer produtos frescos
Todos os domingos tire 15 minutos do seu dia para elaborar uma lista do que vai comer ao longo da semana e vá ao supermercado comprar o que precisa. Assim, se tiver o que necessita para cozinhar, será menos provável que ceda à tentação de encomendar comida de fora ou até ir a um restaurante de fast-food. As comidas processadas não satisfazem tanto como produtos frescos como fruta, vegetais, peixe ou carne. Há probabilidade menor de exagerar se estivermos a alimentar-nos com produtos frescos do que quando estamos a comer uma pizza ou um hambúrguer.
2. Escolher hidratos de carbono de qualidade
Comer hidratos de carbono que são lentamente digeridos, como o feijão ou o grão, providencia-lhe as vitaminas, minerais e fibra suficientes e mantêm-no mais cheio ao longo do dia. Podemos comer hidratos de carbono durante uma dieta, temos é de saber que hidratos de carbono escolher.
3. Comer de 4 em 4 horas
Comer regularmente regula o nosso metabolismo e faz com que estejamos menos esfomeados à hora da refeição. Precisamos de comer regularmente durante o dia para mantermos o nosso metabolismo estável.
4. Deixar de beber refrigerantes
Se abdicar dos refrigerantes, nomeadamente do equivalente a duas latas por dia, pode perder até meio quilo por semana sem fazer outras mudanças significativas. Os refrigerantes são calorias vazias sem qualquer valor nutricional.
5. Comer a última refeição duas horas antes de dormir
Comer antes de ir dormir ou até mesmo na cama acumula calorias. E enquanto dormimos os nossos corpos não queimam calorias de forma eficaz. O’Connor aconselha a que todos os seus pacientes como preferencialmente os seus snacks e doces ao longo do dia ao invés de o fazerem antes de irem para a cama.
6. Pode continuar a comer as suas comidas favoritas
Desde que deixe de parte acompanhamentos como o pão durante o jantar ou aperitivos antes da refeição, de vez em quando pode cometer uma loucura e ir comer um Big Mac ou um Happy Meal.
7. Sirva a sua comida com uma colher de gelado
Ao servir a sua comida com uma colher gelado consegue tirar porções mais adequadas – pode fazê-lo com comidas como arroz e puré de batata.
8. Tome o pequeno-almoço
Comer um pequeno-almoço completo evita com que tomemos um snack para preencher o vazio no estômago durante a manhã. Quando comemos regularmente ao longo do dia, o nosso corpo usa energia mais eficazmente.
9. Coma proteínas três vezes por dia
Toda a refeição deve de ter 50 gramas de proteína. Proteína em excesso, em vez de ser utilizada para alimentar os músculos, ficar armazenada como gordura.
10. Substitua ingredientes
Pode consumir menos calorias fazendo algumas trocas de ingredientes que até podem melhorar o sabor do que está a comer. Dean Sandquist recomenda abacate cortado em fatias finas ou esmagado para substituir a maionese e especiarias em vez de molhos pesados para temperar as comidas.
Para terminar, os três nutricionistas aconselham uma regra importante: paciência. Os resultados surgem com o tempo, o peso não vai desaparecer todo de uma só vez.