Comer os alimentos adequados antes e depois de exercitar pode ajudá-lo a perder mais uns quilinhos extra. O The Independent esteve à conversa com o treinador de fitness Russel Bateman – responsável pelo projeto Skinny Bitch Collective, que o ajuda a fazer exercício físico como uma modelo – e descobriu quais são os alimentos mais indicados para o pré e pós-treino.
ANTES
Frutos Secos
Esqueça os frutos secos, ou desidratados, produzidos em fábricas (passas, ameixas ou pêssegos secos). Estamos a falar de frutos secos oleaginosos, como as nozes, amêndoas, amendoins ou avelãs. Segundo Russel Bateman, são uma “fonte fantástica de gorduras saudáveis”, porque mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis durante um longo período de tempo.
Antes de iniciar o treino deve consumir uma mão cheia de amêndoas ou nozes macadâmia com um café expresso. A cafeína vai estimular o sistema nervoso e aumentar a sua performance atlética.
Ovos
Se é daquelas pessoas que só come as claras de ovo porque as gemas são mais gordurosas, esqueça isso. Antes de exercitar deve comer o ovo inteiro, uma vez que a gema está “cheia de nutrientes essenciais”, como a vitamina D que, segundo alguns estudos, ajuda a emagrecer.
DEPOIS
Proteína Whey
Esta proteína, extraída do soro de leite durante o processo de transformação do leite em queijo, é indispensável para os amantes de exercício físico. Apesar de ser várias vezes associada ao aumento de peso, a proteína whey ajuda o seu corpo a recuperar depois de um treino exaustivo.
“A proteína whey líquida é ideal num pós-treino porque é digerida rapidamente”, disse o treinador ao The Independent Online. Além disso, a proteína whey também “aumenta a síntese proteica e a reparação de tecidos”, e ajuda a ganhar músculo.
Salmão
“O salmão é uma das melhores coisas para comer” disse Bateman, seja grelhado, cozido, ou fumado. O óleo de peixe é uma fonte rica de proteínas e de ómega-3, que protegem as membranas células e evita doenças.
Por isso, o salmão é óptimo se quiser ser magro e saudável.
Vegetais verdes
Aposte nos vegetais verdes, como a couve, os brócolos, e os espinafres. “Os vegetais de folha verde escura são, caloria por caloria, provavelmente a fonte de nutrientes mais concentrada de qualquer alimento”.
Além disso, são ricos em minerais e contêm enzimas, que o ajudarão a perder gordura.