Os selos originais foram impressos, em 1918, para homenagear o lançamento do serviço postal aéreo dos Estados Unidos da América. Alguns selos foram impressos com o biplano Curtiss JN-4H “Jenny” ao contrário, e um cliente comprou um conjunto de 100 selos antes dos criadores detetarem o erro.
Os selos rapidamente chamaram à atenção dos colecionadores e tornaram-se dos selos mais cobiçados do mundo. Anos mais tarde, em 1955, um bloco de quatro, que pertencia a Ethel Stewart McCoy, foi roubado durante uma convenção da Sociedade de Filatelia Americana, em Virginia.
Mais de 60 anos depois, um dos “Jenny Invertido” reapareceu. Foi submetido na casa de leilões Spink USA, por um homem de 20 anos do Reino Unido, que assegura que recebeu o selo de herança do seu avô e que não sabia muito sobre o assunto, segundo George Eveleth, diretor do departamento filatélico da casa de leilões de norte-americana.
Depois de uma análise rigorosa, foi possível concluir que se trata do selo nº76 do conjunto de 100, e que pertence à tira de quatro que desapareceu em 1955. Depois do roubo, o bloco foi divido em quatro individuais, e cada cópia foi alterada para disfarçar a sua aparência, dificultando identificação.
Em 2014, a American Philatelic Research Library ofereceu uma recompensa de 10 mil dólares a quem tivesse informações que levassem à descoberta do 76º selo, que estava desaparecido na altura, e outros 10 mil dólares por outro “Jenny Invertido”. Na mesma altura, um negociante de selos, Donald Sundman de Nova Iorque, ofereceu recompensas de 50 mil dólares pelas duas peças.
“É um dos crimes mais notórios na história filatélica, e agora há uma nova peça do puzzle no sítio”, diz Scott English, administrador da American Philatelic Research Library, que agora possui o selo.
A biblioteca filatélica está a trabalhar em conjunto com a Spink USA e as autoridades federais para recuperar o selo.
Com um valor original de 24 cêntimos, os selos valem agora milhares de euros. Por exemplo, o selo nº58 vale entre 525 mil a 1.6 milhões de dólares.
No entanto, existem outros mais raros que os “Jenny Invertidos” mas estes são dos poucos reconhecidos mesmo por quem não é colecionador.
O roubo dos selos Jenny Invertido é um dos maiores crimes no mundo da filatelia. Num episódio da série norte-americana The Simpsons, é referenciado como um dos objetos mais raros do mundo, quando o patriarca Homer Simpson os encontra juntamente com uma cópia original Declaração da Independência e um violino Stradivarius original.