Um adulto não deve ultrapassar as sete colheres de chá de açúcar por dia. Só uma Hot Mulled Fruit, versão venti (vulgo XL, que corresponde a mais de meio litro), tem 25, o triplo da quantidade aconselhada. E não se trata de um refrigerante. Esta é a bebida quente que lidera uma lista de 131 amostras recolhidas pelo grupo de especialistas britânico Action on Sugar. A bebida vende-se também em Portugal, por €3,25, e nada obriga a que exista um rótulo com informação nutricional. Mas, espera-se que por cá se prefira a tradicional bica a este tipo de mistura, embora se note que o consumo entre os jovens está a aumentar.
No Reino Unido a conversa é outra. São vendidos cerca de 1,7 mil milhões de copos por ano nas mais de 18 mil lojas da especialidade e, todos os dias, um em cada cinco ingleses frequenta e consome numa das cadeias em causa neste estudo (Starbuck’s, KFK, McDonald’s, Costa, Caffe Nero, EAT, Leon, Greggs e Pret a Manger).
Mais: 98% das bebidas analisadas por estes investigadores levaram cartão vermelho por excederem os valores ditos aceitáveis, enquanto 35% apresentaram mais açúcar do que uma lata de Coca-Cola, que já por si leva umas estonteantes 9 colheres de chá.
Kawther Hashem, uma das nutricionistas e investigadoras do Action on Sugar, está segura de que este tipo de cafetarias fast-food “têm de reduzir imediatamente a quantidade de açúcar nas bebidas quentes, melhorar a sua rotulagem e parar de vender as versões XL”.
A VISÃO tentou contactar a Starbuck’s, mas até à hora de publicação deste artigo não obteve qualquer esclarecimento da marca norte-americana que conta já com mais de uma dezena de lojas em Portugal.
– SAIBA MAIS – CONSULTE AQUI O PDF COM A LISTA COMPLETA DAS BEBIDAS ANALISADAS NESTE ESTUDO