Comer fora, nem que seja apenas uma vez por semana, pode aumentar o risco de tensão arterial alta. Pessoas que comem fora com frequência ou que pedem comida de “takeaway” tem uma maior probabilidade de ter hipertensão. Comer fora está associado a um maior número de calorias, gordura saturada e sal.
Segundo um estudo da Escola de Medicina de Duke-NUS de Singapura, 27,4% da população de Singapura sofria propensão para desenvolver hipertensão. Destes, mais de um terço comeu fora de casa mais de 12 refeições por cada semana. Mesmo comendo apenas uma refeição fora de casa por semana o risco de sofrer de hipertensão aumenta em 6%,
O estudo, supervisionado pelo Professor Tazeen Jafar, tinha como objetivo encontrar a causa dos elevados números de hipertensão da população adulta jovem no Sudeste Asiático. Foram recolhidos os dados de sobre a tensão arterial, índice de massa corporal e estilo de vida (incluindo refeições consumidas fora de casa) e níveis de atividade física, de 501 estudantes universitários, com idades entre 18 a 40 anos, em Singapura.
Pessoas com pré-hipertensão ou hipertensão comeram mais refeições fora de casa por semana. Apresentavam uma maior média de Índice de Massa Corporal, tinham níveis de atividade física mais baixos e eram fumadores.