Apesar de já ter 10 anos, o YouTube continua a ser um dos sites mais famosos da internet, partilhando conteúdos de extrema diversidade e a uma velocidade tão grande, que ninguém viveria o tempo suficiente para ver todos os vídeos que lá estão.
A melhor parte é que se gosta de uma equipa de futebol, queira saber como funciona um elevador por dentro ou simplesmente assistir a horas de vídeos de gatinhos bebés, o YouTube terá o que procura ou até um comunidade de gente com gostos iguais aos seus.
Em modo de celebração dos seus 10 anos, reunimos um conjunto de 10 vídeos que demonstram a evolução do vídeo nesta plataforma.
1. “Me at the zoo” (2005)
O primeiro vídeo do YouTube foi carregado a 23 de abril de 2005 (o 14 de fevereiro marca o registo do seu domínio). Neste vídeo, o cofundador do site, Jawed Kareem, faz uma piada acerca de elefantes, sem ter noção do que este vídeo iria acabar por representar na comunidade online.
2. Justin Timberlake ft. Janet Jackson – Rock your body (2006)
Um dos primeiros vídeos virais, este clip do Superbowl foi considerado a inspiração original para a criação do YouTube. Entre 2004 e 2005, a procura do termo “Janet Jackson” tornou-se viral.
3. Noah tira uma foto a si próprio todos os dias durante 6 anos (2006)
Sim, foi nesta altura que estes vídeos, em formato timelapse, começaram a surgir. Este em particular foi o primeiro deste género e o mais visualizado. Vídeos como este são conhecidos por se terem tornado um meio de comunicação onde pessoas de todos os lados do mundo se identificam umas com as outras, sublinhando que somos todos, de alguma forma, iguais.
4. HOW TO: Be a Bad Bitch – Tyler Oakley (2010)
Este vídeo (em que Oakley simplesmente faz playback de uma música da Nicki Minaj) representa o fenómeno da fama do YouTube. Pessoas como Tyler Oakley nasceram, foram criados e prosperaram através do vídeo online. A razão para isto acontecer? A base de fãs destes YouTubers vive igualmente online e acaba por transformar estas pessoas em verdadeiros fenómenos, que acabam por fazer do YouTube uma carreira.
5. Nyan Cat 10 horas (original) (2011)
Feliz ou infelizmente, já toda a gente ouviu falar do NyanCat. Um gatinho animado que deixa um rasto de arco-íris, acompanhado por uma música de fundo que balança entre o infantil e o japonês. E este vídeo representa um lado um pouco mais ‘estranho’ do YouTube, em que vemos o gatinho a andar durante 10 horas seguidas. Sim, leu bem, 10 horas.
6. Four Horsemen – Documentário – Versão Oficial (2013)
Em 2010, o YouTube aumentou os limites de tempo de vídeo que os utilizadores poderiam carregar. À luz desta oportunidade, Ross Aschroft distribuiu gratuitamente um documentário acerca da crise financeira global. Este vídeo, direta ou indiretamente, acaba por demonstrar toda a potencialidade da plataforma online.
7. Abdullah-X: Cinco Considerações para um Muçulmano na Síria
Um dos papéis do YouTube é, igualmente, analisar as notícias. Com o passar do tempo, a sua importância foi aumentando, salientando o facto do jornalista Elliot Higgins (também conhecido por Brown Moses), ter desvendado algumas das histórias mais importantes do conflito na Síria, por ter visto alguns vídeos do YouTube, ou a morte de Neda Agha-Soltan num protesto em 2009 ter-se torando uma das mortes mais testemunhados da história graças à plataforma. Assim, o YouTube acrescentou às suas funções, ter-se tornado um local para debate e reação. Neste caso em particular, o título do vídeo fala por si.
8. Comment Update! (2014)
Mais um fenómeno do YouTube. Neste caso dá pelo nome de PewdiePie e tem 34.5 milhões de subscritores no seu canal. Realiza vídeos em que simplesmente narra situações do seu dia a dia ou faz montagens humorísticas. Este vídeo em específico fala da razão pela qual desativou os comentários dos seus vídeos e relembrando ao público que o poder de escolha continua nas mãos do criador e não na marca.
9. Abuso no YouTube (2014)
Assuntos mais sérios também já foram discutidos na plataforma online. Este vídeo em particular é de uma YouTuber inglesa que fala dos abusos que muitas vezes estes criadores sofrem. Apesar da política de privacidade do site, através de diversos meios de comunicação, há sempre forma de chegar até a estes utilizadores. No entanto, muitos YouTubers aproveitaram a sua fama para poderem chamar a atenção para esta realidade, criando assim uma plataforma de debate.
10. A entrevista do YouTube com o Presidente Obama (2015)
Neste vídeo em particular, três YouTubers (Bethany Mota, Hank Green e Glozell Green) entrevistam o presidente dos Estados Unidos, colocando-lhe questões que os seus fans queriam ver respondidas. A emissão foi feita pelo canal da Casa Branca e acabou por ser um testemunho de que até Obama tem noção da importância do vídeo online e de como é uma ferramenta importante para chegar a todo o mundo, principalmente às gerações mais novas.