O Presidente da República agradeceu hoje a Cristiano Ronaldo o contributo que tem dado na projeção do nome de Portugal, sublinhando que o futebolista é “um jogador único no mundo”.
“Cristiano Ronaldo, agradeço-lhe o contributo que tem dado à seleção nacional, agradeço-lhe o contributo que tem dado para a difusão do nome de Portugal no mundo, agradeço-lhe aquilo que representa para os portugueses, as alegrias que lhes tem trazido”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia de condecoração do futebolista com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Sublinhando o rigor e profissionalismo que Cristiano Ronaldo alia a “um talento indiscutível”, Cavaco Silva disse ser a combinação entre “trabalho, disciplina, determinação e vontade de vencer” que faz do futebolista “um jogador único no mundo”.
Cristiano Ronaldo vive “um momento de grande orgulho”
Cristiano Ronaldo disse que a condecoração com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique lhe dá “motivação para trabalhar mais e melhor” no sentido de “representar Portugal ao mais alto nível”.
Num curto discurso após a cerimónia, que se realizou no Palácio de Belém, em Lisboa, Ronaldo disse ter vivido “um momento de grande orgulho” quando recebeu a condecoração do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que justificou a decisão pelo contributo que Ronaldo tem tido na projeção internacional de Portugal.
“Obviamente é um momento especial para mim e para todos os portugueses também. Estou extremamente contente e espero continuar a minha caminhada até ao final da carreira alcançando grandes troféus e grandes êxitos, a nível pessoal e coletivo e em nome de Portugal também”, disse.
Cristiano Ronaldo admitiu que a conquista do título no Mundial2014 seria “ainda melhor” do que a recente vitória na Bola de Ouro de 2013 e a condecoração que recebeu hoje do Presidente da República.
“Isso era um sonho. Acho que era ainda melhor do que ter ganhado – não minimizando os troféus que ganhei hoje e a Bola de Ouro -, mas acho que seria o culminar uma grande carreira ganhar algo com a seleção. É isso que mais ambiciono”, disse Ronaldo, depois de ter sido condecorado por Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém, em Lisboa.
O avançado do Real Madrid reconheceu que a conquistado do título no Campeonato do Mundo, no Brasil, será uma “tarefa difícil”, mas prometeu “dar o melhor”, pois pretende, “um dia, ser campeão mundial ou europeu por Portugal”.
A condecoração esteve inicialmente prevista para dia 7 de janeiro, mas foi adiada para hoje devido à morte de Eusébio a 5 de janeiro. A cerimónia acontece uma semana depois de o jogador ter sido distinguido com a Bola de Ouro da FIFA do ano de 2013.