Quando foi apresentada, no ano passado, muitos pensaram que o Facebook ainda recuaria na sua aplicação, na sequência de toda a polémica que envolveu o seu anúncio, mas, afinal, a ‘timeline’ (ou ‘linha do tempo’, numa tradução literal) é mesmo para avançar. E em breve. No blogue oficial da rede social, foi publicada esta semana a intenção de ativar esta cronologia em todos os perfis.
O utilizador terá depois sete dias de pré-visualização para analisar as alterações e decidir que conteúdo quer ou não deixar disponível. Depois dessa semana, a cronologia ficará visível para os outros.
Nas palavras do Facebook, a ‘timeline’, um “novo tipo de perfil”, “oferece-lhe a possibilidade de redescobrir o que partilhou e colecionar os seus momentos mais importantes. Também lhe permite parilhar novas experiências, como a música que ouve ou os quilómetros que corre”.
Na prática, os novos perfis vão ter uma imagem de grandes dimensões, a “capa”, em vez de apenas uma foto pequena, como acontece atualmente. Todas as actividades online do utilizador, desde que aderiu ao Facebook (o que partilhou, os “gosto”, etc) ficam organizadas cronologicamente – é a forma de cada “contar a sua história”, conforme descreveu Mark Zuckerberg, CEO da rede social, na apresentação das alterações introduzidas ao Facebook, que decorreu o ano passado.