VEJA AQUI TODAS AS IMAGENS DA POLÉMICA CAMPANHA
A imagem que está a indignar o Vaticano “mostra” Bento XVI a beijar Ahmed el Tayyeb, imã da mesquita Al-Azhar, no Cairo. Os líderes da Igreja Católica não gostaram e já deram ordens aos seus advogados advogados para agir legalmente contra a Benetton.
Para o porta-voz do Vaticano, Francisco Lombardi, o anúncio da Benetton faz “um uso inaceitável da imagem do Papa, manipulada e explorada numa publicidade com fins comerciais”. Trata-se ainda, alega Lombardi, de “uma grave falta de respeito pelo Papa, uma ofensa para as crenças dos seguidores e uma clara demonstração de como a publicidade pode violar as regras básicas de respeito pelas pessoas, chamando a atenção através de provocações”.
Por seu lado, um porta-voz do Al-Ahzar Institute no Egito, a que pertence o imã da imagem polémica, descreve a publicidade como “absurda e irresponsável”. O mesmo porta voz, Mahmud Azab, disse à agência francesa AFP que se trata de um anúncio tão absurdo que a instituição “ainda está a hesitar na possibilidade de dar uma resposta”.
Da campanha fazem parte também imagens de Barack Obama a beijar o Presidente chinês, Ju Hintao, e a chanceler alemã, Angela Merkel a beijar Sarkozy.