O piloto brasileiro tri-campeão mundial, que faleceu num acidente no dia 1 de Maio de 1994, teria completado o 50º aniversário no passado dia 21 de Março.
O Mundial preparava-se para a terceira corrida da temporada, no circuito Enzo e Dino Ferrari, em San Marino, quando aconteceu o acidente.
Um fim-de-semana que já tinha começado mal com a morte de Roland Ratzenberger, piloto austríaco que fazia a sua estreia na F-1 e despistou-se na curva Villeneuve durante a qualificação.
No dia seguinte Ayrton Senna saiu em frente na curva Tamburello, embatendo a cerca de 218 km/hora numa parede de betão.
Ficam para a história os três títulos mundiais conquistados (1988, 1990 e 1991), 41 vitórias em provas de Fórmula 1, a primeira das quais no Autódromo do Estoril, em 1985, ao volante de um Lotus-Renault.
Diversas actividades assinalam a data
Entre as actividades previstas para celebrar o 50º aniversário do piloto, vai ser lançada uma edição especial do capacete de Senna, do qual serão produzidas apenas 50 unidades, que terá como cor principal o dourado e na viseira o slogan “Driven to perfection”.
Também no Salão do Automóvel de São Paulo, agendado para Outubro, Ayrton Senna será o tema central do evento, além de uma homenagem por parte da última equipa do piloto brasileiro, a Williams, que vai elaborar uma linha de roupa comemorativa dos 50 anos do piloto e que será vendida no Brasil, Inglaterra, Espanha, Japão e Bélgica, a partir de Setembro.
O sobrinho de Ayrton, Bruno Senna, é um dos estreantes da Fórmula 1 na temporada de 2010. O piloto da equipa HRT de Adrian Campos (ex-Force India) participa este fim-de-semana no G.P. da Austrália na sua segunda corrida do ano.