O consumo de álcool tem diminuído cada vez mais no Japão. A conjugação da percentagem de pessoas com mais de 65 anos aliada à baixa natalidade levou a que o consumo de bebidas alcoólicas represente apenas 1,7% do valor total arrecadado pelos impostos, enquanto que, em 1980, esse valor situava-se nos 5%.
Assim, para tentarem combater a crise neste setor, o governo japonês lançou um concurso nacional que permite aos jovens entre os 20 e os 39 anos partilharem as suas ideias para incentivarem as pessoas a ingerirem mais álcool.
A competição, que acontece até 9 de setembro, pede aos jovens que sejam criativos na hora de promoverem a ideia, dando a oportunidade de o fazerem através de novos serviços, métodos promocionais, produtos, designs e até técnicas de venda utilizando inteligência artificial ou o metaverso, de acordo com o site oficial da competição.
O projeto Sake Viva! foi inspirado na tradicional bebida japonesa, o saqué, produzida a partir de arroz. “O mercado de bebidas alcoólicas está a encolher devido às mudanças demográficas, como o declínio da taxa de natalidade e o envelhecimento da população, e mudanças no estilo de vida devido ao impacto da Covid-19”, lê-se no site, onde os organizadores acreditam que a competição vai “atrair a geração mais jovem… para revitalizar a indústria.”
De acordo com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do país, cerca de 30% das pessoas entre os 40 e os 60 anos bebem regularmente, ou seja, três dias ou mais por semana. A percentagem desce para 7,8% quando se analisa a faixa dos 20 anos.
O Ministério da Saúde do Japão apoia a campanha, mas espera que esta também lembre as pessoas de que devem beber apenas a “quantidade apropriada de álcool”.
Os finalistas da competição serão convidados para a cerimónia em Tóquio no dia 10 de novembro, e a administração fiscal deste setor disse que apoiaria a comercialização das ideias do vencedor.