Aos 93 anos, o papa emérito Bento XVI está infetado com zona e “extremamente frágil”, disse o seu biógrafo oficial ao jornal alemão Passauer Neue Presse, depois de se ter encontrado com Bento XVI este sábado.
Joseph Ratzinger tinha regressado há pouco tempo da Alemanha, a sua terra natal, para visitar o irmão Georg Ratzinger, que acabou por falecer duas semanas após a visita, no início de julho, aos 96 anos. Foi a primeira saída do papa emérito de Itália desde que renunciou ao cargo em 2013.
No regresso a Roma, Bento XVI apresentou dores intensas provocadas pela infeção viral, disse Peter Seewald, biógrafo oficial do papa emérito, à imprensa alemã. O autor descreveu ainda que, apesar de se encontrar lúcido, a voz do papa emérito é praticamente inaudível.
Ainda assim, o biógrafo disse que Bento XVI se revelou otimista, admitindo até a Seewald que, se melhorasse, gostaria de voltar a escrever. O autor, que já publicou quatro livros de entrevistas com o papa emérito, encontrou-se com Ratzinger na sua residência no Vaticano, este sábado (1), para lhe apresentar uma nova biografia, que deverá ser publicada no final de novembro.
A escrita é a principal atividade do ex-pontífice, desde a sua renúncia em 2013 – a primeira em 600 anos -, que vive num pequeno mosteiro no Vaticano.